Odeia ir ao ginásio? Conseguir benefícios para a saúde através das atividades físicas é mais fácil do que pode pensar, e não necessariamente precisa ser caro com uma ida ao ginásio. Se tem imenso stress derivado do trabalho, rotina diária, trânsito, etc. Existem diversas formas de exercícios fora do ginásio, o importante é encontrar uma atividade que seja benéfica para si, como também divertida. Vamos conhecê-los?
CONHEÇA OS VÁRIOS EXERCÍCIOS
É recomendado que se faça 4 vezes por semana, cerca de 30 minutos de exercícios físicos moderados para quem quer se manter em forma e saudável. Esta quantidade de atividade física semanal é capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças crónicas, como doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e até morte precoce.
Saltar a corda: Tudo o que precisa é de um espaço livre e uma corda. Este intenso exercício trabalha as sua pernas e fortalece o seu abdómen. Como também:
- Desenvolve a coordenação motora e a agilidade
- Proporciona um condicionamento cardiovascular
- Trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores, e dá ênfase a glúteos.
- Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.
Intercale a atividade com um ou dois dias de descanso para evitar a fadiga muscular e possíveis lesões.
Boxe: A ideia de que o boxe é apenas um desporto masculino é um mito. Pois esta atividade tem vindo a crescer não apenas no mundo masculino mas também no mundo feminino. O boxe é uma atividade aeróbica, que gasta muitas calorias e melhora a sua resistência, mas também ajuda a desenvolver força nos músculos. Irá ganhar um corpo definido, como também vários benefícios como:
- Definição de pernas, braços.
- Melhora a sua agilidade e coordenação motora
- Alivia o stress
- Fortalece o abdómen e a musculatura lombar.
- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, garantindo mais resistência física.
Não é o ideal praticar uma modalidade de exercício todos os dias. Experimente intercalar o boxe com outras aulas de que goste, a fim de variar os estímulos para o corpo.
Subir Escadas: Alternativa económica e saudável, a escada é a melhor escolha na hora de se exercitar e até emagrecer, deixando o uso do elevador de lado. Subir a escada é um exercício intenso. A atividade torna a respiração ofegante e fortalece as suas pernas. Para se obter algum resultado muscular e potencializar os efeitos, a escada tem de se tornar um instrumento de atividade física, usando uma roupa e um calçado adequado para tal prática. O ideal é que a escada seja utilizada para subir e descer, como uma espécie de treino intercalado.
Andar de Bicicleta: Pedalar, além de ser uma atividade completa. Por causa do estímulo, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, os ataques de ansiedade e angústia. Quando combinadas a uma dieta equilibrada, andar de bicicleta auxilia o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal e controlando o peso. O exercício eleva os níveis de serotonina, gerando relaxamento e um sono mais tranquilo. Há um aumento na produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. O esforço aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
Dançar: A dança é uma atividade bastante popular entre todos os grupos etários. É divertida, sociável e contém um elemento criativo que agrada a muitas pessoas. Dançar é uma atividade especializada, mas encontramos lugares que oferecem aulas para todos os níveis de habilidade. Dançar é uma atividade aeróbica, o que melhora o seu equilíbrio e sua coordenação. É indicado para pessoas de todas as idades e tamanhos. Veja aqui os benefícios da dança para a saúde >.
Power Jump: O “Power Jump”, ou simplesmente saltar em cima de um equipamento elástico, proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora a sua postura, utilizando um mini-trampolim. É caracterizado por movimentos motivadores e de execução simples. As músicas são explosivas e as coreografias possuem uma ótima didáctica, permitindo você chegar ao melhor do seu potencial. Proporciona vários benefícios, tais como:
- Aumento da força muscular dos membros inferiores
- Aumento e melhora da contracção de estabilizadores
- Melhora da condição cardiovascular
- Melhora das habilidades motoras
- Aumento da concentração
- Aumento do equilíbrio corporal
Outra alternativa é o exercício HIIT – saiba mais aqui >.