Os Benefícios da Dança para a sua Saúde!

Quem já ouviu que dançar faz bem ao corpo? Nem sempre vista como uma forma de exercício, mas antes uma actividade social, de competição ou de lazer, dançar é, para além de uma arte, um forte aliado da nossa saúde. São muitos os benefícios que a dança traz para quem a pratica.

 

 

VAMOS DESCOBRIR AS SUAS VANTAGENS?

 

Perda/manutenção de peso: Para além de ser um hobby divertido, uma forma de conhecer pessoas e aprender coisas novas, dançar é, no fundo, um exercício físico como qualquer outro. Os seus movimentos contribuem para a aceleração do coração e, como os diferentes tipos de dança incidem especificamente e de forma repetida sobre diferentes áreas do corpo, os músculos são facilmente tonificados. Por isso mesmo, uma sessão de dança queima tantas calorias como uma caminhada, uma sessão de natação ou de ciclismo.

Flexibilidade: Ser flexível é um elemento chave da nossa saúde e, embora a dança requeira já bastante flexibilidade, só o facto de a praticar torna qualquer dançarino naturalmente mais flexível. Com tamanha flexibilidade, sentirá que o seu corpo estará apto a dançar sem parar e é a saúde que ganha com isso.

Força: Juntamente com a flexibilidade vem a força, sendo que esta é a capacidade que um músculo tem para exercer força contra uma resistência. No caso da dança, a força ganha-se à medida que o bailarino trabalha os músculos, para que estes possam resistir à força do seu próprio peso. Quem pratica dança, torna-se gradualmente mais forte e mais força é igual a mais saúde.

Resistência: Na sua base, a dança é uma forma de exercício físico e, como sabemos, qualquer tipo de exercício físico aumenta a resistência do corpo e do organismo. Resistência é a habilidade que os músculos têm de trabalhar durante mais tempo, sem se ressentirem ou queixarem-se de cansaço. Por isso mesmo, qualquer tipo de dança, mas principalmente os géneros mais vigorosos, põem o coração a trabalhar e são perfeitos para aumentar a sua resistência. 

Saúde Mental: Parece que podemos dizer que dançar faz bem à mente. A dança contribui para diminuir os níveis de stress e aumentar os níveis de serotonina (mensageiros do cérebro) aumentando, consequentemente, o bem-estar geral. Além destes benefícios, a dança tem a capacidade de nos tornar mais inteligentes, ao mesmo tempo que reduz o risco de demência. O estudo sobre os efeitos fantásticos que a dança tem sobre o cérebro que concluiu que, os seus efeitos sobre o cérebro são igualmente positivos, não só aumenta significativamente a agilidade mental, como reduz o risco de doenças com uma forte componente de demência, como é o caso do Alzheimer.

Bem-estar: Dançar sempre foi uma actividade alegre e bem-disposta: promove o convívio social, alia música a movimentos mágicos para um resultado final surpreendente. Mais flexibilidade, força, resistência e um corpo tonificado contribui, em larga escala, para aumentar os níveis de auto-estima e de energia positiva de qualquer bailarino. 

Com benefícios físicos e emocionais (alivia o stress e a tensão, permite a criação de relações sociais e aumenta a autoconfiança) dançar é ser saudável, por dentro e por fora..

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A dança destaca-se, precisamente, por ser uma actividade que requer decisões rápidas e constantes levando à reacção do cérebro. Daqui resulta uma memória mais forte, melhor auto estima, alguma vaidade e alegria de viver. Agora que já conhece os benefícios mais importantes da dança, de que está à espera para começar a praticá-la? Lembre-se que é benéfica para todas as idades. Saia e dance, divirta-se enquanto o seu corpo e mente se põem em forma.

2016-07-15T00:00:00+00:00Julho 15, 2016|Fitness|