Treinos Altamente Intensos em Intervalos – HIIT

Acabaram-se as horas infindáveis no ginásio, chegou o treino que promete queimar calorias e tonificar em apenas 20 minutos. HIIT são siglas para Highly Intensive Interval Training, em português, Treinos Altamente Intensos em Intervalos. O nome em si, já diz sobre o que se trata a prática. Basicamente, o hiit são pequenos intervalos de exercício físico anaeróbico e intenso, intercalados com treino moderado para recuperação.

 

 

O que é HIIT ?

 

HIIT ou Treinos Altamente Intensos em Intervalos é uma técnica de treino em que você dá 100% de esforço através de rápidas e intensos exercícios, com períodos curtos de descanso. Além disso, Este tipo de treino aumenta a queima de gordura em menos tempo. HIIT são exercícios extremamente vantajosos, pois, além de serem em períodos curtos do que os tradicionais exercícios aeróbicos, ele melhora a queima de gordura com mais eficiência, acelera o seu metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias durante o dia inteiro. O conceito por trás deste treino é fazer com que a energia anaeróbica prevaleça durante o período de alta intensidade a qual fará com que sua taxa metabólica basal em repouso continue a queimar calorias.

Treino de Alta Intensidade aumenta a necessidade do organismo por oxigênio durante o esforço e cria uma escassez de oxigênio, fazendo com que seu organismo solicite mais oxigênio durante a recuperação.

 

 

VAMOS CONHECER OS SEUS BENEFÍCIOS?

 

Um dos benefícios deste método de Treino Altamente Intenso em Intervalos é que mesmo após no fim da sua sessão, você ainda continua a queimar calorias. Exatamente o processo necessário para reduzir o peso. Vamos então conhecer os seus benefícios:

Aumenta o seu metabolismo: Com o HIIT ou Treino Altamente Intenso em Intervalos, a sua taxa metabólica será acelerada, ou seja, além do aumento da queima de gordura e preservação dos músculos, o HIIT estimula a produção do hormônio do crescimento até 450% durante as 24 horas após terminar o seu treino. Além disso, você ainda estará a queimar gordura mesmo depois de você terminar.

Rápido e Eficaz: Ao invés de ficar horas e horas em baixa intensidade, queimando a sua paciência e algumas poucas calorias, você alterna intervalos de intensidade moderada com períodos de esforço máximo!

Sem equipamento necessário: Não tem halteres ou qualquer outro equipamento? HIIT geralmente usam apenas o seu peso corporal, uma vez que o foco está na sua frequência cardíaca e mantê-la.

Elimina massa gorda e não muscular: Qualquer pessoa que já passou por uma dieta para perda de peso ou queimar de gordura, sabe, que e difícil manter a massa muscular durante esse processo. porém, com o HIIT, você só perderá os depósitos de gordura sem alterar a sua massa muscular magra.

 

 

COMO FUNCIONA O HIIT ?

 

Este treino de curta duração inclui uma sequência de exercícios que trabalham todas as partes do corpo. São exercícios que já conhece, como agachamentos, flexões, prancha. A diferença está na velocidade com que são feitos. O HIIT inclui, geralmente, dois ou três circuitos com uma sequência de vários exercícios (durante o tempo previamente definido deverá fazer o número máximo de repetições que conseguir de cada exercício) e, entre as transições de cada exercício, há breves períodos de descanso para poder recuperar o fôlego e continuar em alta intensidade. Mas lembre-se de seguir os intervalos treino/descanso conforme indicado.

Você pode treinar usando simples equipamentos como cordas de saltar, realizando saltos ou sprints ou ainda na bicicleta ergométrica..

 

 

O QUE TORNA ESTE TIPO DE TREINO MAIS EFICAZ?

 

Vários estudos mostram que o HIIT permite obter resultados mais eficazes num curto período de tempo do que um treino tradicional. Esse extraordinário efeito deve-se à grande intensidade que o treino exige. Além de exigir o trabalho de todos os grupos musculares e um esforço bastante intenso, consegue induzir um gasto calórico, até 72 horas, após o treino. E, se há uns anos, este não era um treino recomendado pelo alto esforço físico, hoje está provado que o HIIT, além de ser eficaz, é saudável. Este tipo de treino promove um maior dispêndio energético, melhora a sensibilidade à insulina, aumenta a massa muscular, diminui o colesterol e melhora o humor.

 

 

QUER EXPERIMENTAR? TENTE ESTE CIRCUITO EM CASA!

 
  • Corra no mesmo lugar durante 50 segundos.
  • Descanse durante 10 segundos.
  • Faça agachamentos durante 50 segundos. Para aumentar a intensidade, opte por agachamentos com saltos. De pé e com as pernas afastadas, coloque as mãos na nuca. Flita os joelhos, sem que estes ultrapassem os dedos do pé, e desça a anca, o mais baixo que conseguir. Retorne a posição inicial, dando um salto.
  • Descanse durante 10 segundos.
  • Mude para o “jumping jack”. Afaste as pernas e coloque os braços no ar afastados. Com um salto, aproxime as pernas e junte os braços por cima da cabeça. Repita o movimento sucessivamente.
  • Descanse durante 10 segundos.
  • Termine com flexões durante 50 segundos.
  • Numa fase inicial, pode optar por colocar os joelhos nos chão. Deitada de barriga para baixo e com as mãos bem apoiadas no chão, estique os braços (estes devem estar mais afastados do que a largura dos ombros). Faça força com os braços e retire os joelhos do chão. Deverá existir uma linha reta entre os calcanhares, anca e ombro. Flita os cotovelos, de forma a aproximar o corpo (tronco e pernas ao mesmo tempo) do chão, sem tocar, e volte a subir. 
  • Repita este circuito quatro vezes, descansando um minuto entre os circuitos, três vezes por semana..

     

     

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    Vinte minutos. É quanto tem de dispensar do seu dia para experimentar este treino e entrar em forma. O HIIT é ideal para quem tem pouco tempo e não quer deixar de estar em boa forma. A velocidade com que são feitos os exercícios é o segredo. Quanto mais rapidamente conseguir fazê-los, mais rápidos e eficazes são também os resultados. Experimente e não se arrependerá!

    2017-04-10T22:35:25+00:00Julho 17, 2016|Fitness|