A Importância da Maçã no Organismo

A maçã é das frutas mais cultivadas e consumidas em todo o mundo e é continuamente elogiada como um alimento fundamental. É também aquela peça de fruta que não deve faltar na alimentação de ninguém, pois os seus benefícios são imensos. Conheça-a melhor.

 

 

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA MAÇÃ

Vermelhas, verdes ou amarelas, as maçãs contêm propriedades que são essenciais para o bem-estar e por isso são também conhecidas como um alimento bastante nutritivo. Uma maçã fornece:

  • Energia
  • Hidratos de carbono
  • Fibra
  • Vitamina C
  • Potássio
  • Vitamina K
  • Manganês, cobre e vitaminas A, E, B1, B2 e B6

 

BENIFÍCIOS DA MAÇÃ

PERDA DE PESO

A primeira das vantagens de incluir maçã na sua alimentação relaciona-se com a sua capacidade de ajudar no processo de perda de peso.

Isso deve-se à presença de fibras e água, que promovem a sensação de saciedade reduzindo o apetite e impedem que a pessoa sinta fome durante um período maior de tempo.

 

 

MELHORAM A SAÚDE ORAL

Esta fruta poderosa também é conhecida por manter a saúde oral, ajudando na limpeza dos dentes e gengivas. Graças ao ácido málico presente naturalmente na fruta, mantém os dentes brancos e brilhantes.

As maçãs também estimulam a secreção de saliva (um composto alcalino), o que reduz a capacidade das bactérias se multiplicarem e crescerem na boca, desenvolvendo cáries e outros problemas orais.

 

FORTALECEM O CORAÇÃO

Ao incluir maçã na sua alimentação está a ajudar o seu coração. De facto, as maçãs estão relacionadas com a diminuição do risco de desenvolver doenças relacionadas com o coração:

  • Contêm fibras solúveis, o tipo de fibras que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
  • Contêm polifenóis, que têm efeitos antioxidantes, estando muitos deles estão concentrados na casca. Um desses polifenóis é um flavonóide que pode reduzir a pressão arterial.

 

FACILITAM A DIGESTÃO

As maçãs, sendo ricas em fibras, ajudam no processo digestivo. O consumo regular de maçãs garante movimentos suaves do intestino e a prevenção de obstipação, diarreia, síndrome do intestino irritável e outros distúrbios intestinais.

A fibra também estimula a liberação de sucos digestivos e gástricos para garantir a absorção eficiente de nutrientes.

As maçãs também contêm pectina, um tipo de fibra que age como probiótico. Isso significa que alimenta as boas bactérias presentes no intestino.

 

AJUDAM A TER A PELE SEMPRE BONITA

Os poderosos antioxidantes presentes nas maçãs neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres, que estão diretamente ligados ao envelhecimento prematuro, rugas, manchas da idade e outras condições relacionadas à idade.

As maçãs também aumentam a circulação, mantendo a pele jovem e tonificada; estimulam a substituição de células velhas, a reparação das danificadas e a prevenção da acne.

 

 

IMPULSIONAM O SISTEMA IMUNITÁRIO

Tal como vimos no perfil nutricional, as maçãs são ricas em vitamina C e compostos antioxidantes que podem ter um papel importante na prevenção de fraqueza, aumentando a imunidade e melhorando o tónus muscular.

Mesmo para quem quer manter o peso ou até ganhar, as maçãs devem fazer parte da alimentação diária, pois ajudam a desintoxicar o corpo e melhoram a saúde em geral.

 

 

AUMENTAM OS NÍVEIS DE ENERGIA

As maçãs são uma ótima fonte de energia, é por isso que comer uma maçã antes de um treino é uma opção a considerar sempre, principalmente para aquelas pessoas que praticam atividade física diariamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As maçãs são um alimento que deve “andar sempre por perto”. As vantagens do seu consumo são muitas e são um alimento bastante prático e simples, podendo não só ser transportado e como também inserido em diversos snacks e lanches.

Não se esqueça que, o consumo diário de, pelo menos, 400g de frutas e legumes é importante para obter as quantidades adequadas de vitaminas e minerais para o bom funcionamento de todas as funções vitais do seu organismo e optimizar a sua saúde.

2018-11-04T12:41:15+00:00Agosto 8, 2018|Nutrição|