Cada vez mais as pessoas procuram variadas opções para se manter em forma e encontrar um melhor condicionamento físico. É unânime entre os especialistas da área da saúde e fitness que exercícios físicos regulares melhoram a disposição da pessoa para as demais atividades do quotidiano. Infelizmente, a falta de tempo ou até mesmo um orçamento mais apertado faz com que algumas pessoas acabem por não frequentar o ginásio para fazer as atividades. O treino de braços com elástico pode surgir como uma alternativa barata e bastante eficiente para que você se possa exercitar sem sair de casa.
BENEFÍCIOS DE TREINO COM ELÁSTICOS
Os elásticos podem ser usados em diferentes exercícios e, portanto, trabalhar diferentes grupos musculares. Desde a região dos glúteos e pernas, passando por braços e abdominais. Entre os seus principais benefícios está:
- Exercita todos os músculos: Podemos trabalhar todos os grupos musculares do nosso corpo, atuando nos vários planos de movimento do corpo humano. Desta forma, os praticantes podem melhorar a sua mobilidade, flexibilidade e coordenação motora.
- Adaptável a qualquer pessoa: Existem vários tipos de resistências nos elásticos (fraca, média e forte), ajustando o nível consoante o treino, objetivo e limitações.
- Fácil e prático: Pode ser usado em qualquer lugar, na rua, no ginásio, ou até mesmo em casa. É fácil de transportar e de preço acessível e podendo ser um bom parceiro de viagem.
CUIDADOS A TER COM ESTE TIPO DE TREINO
Antes de iniciar o treino com elástico é fundamental que seja realizado um breve aquecimento, como em qualquer outra atividade física. Procure alongar a região dos braços e pernas antes e depois de fazer cada exercício. Confira alguns cuidados a ter:
- Verificar sempre o estado do elástico, pois vai-se desgastando com o uso
- Se tem alguma limitação ou lesão, peça ajuda a um profissional de fitness para adaptar o exercício à sua limitação ou lesão existente
- O elástico é um material reativo: quanto mais força imprimirmos, mais força temos de fazer para resistir ao material. Por isso, faça todos os exercícios com uma velocidade consciente e controlada.
EXERCÍCIOS DE TREINO COM ELÁSTICOS
As atividades realizadas com elásticas são consideradas treinos aeróbicos. Assim, o abdómen trabalha o tempo todo. Para melhores resultados, faça os exercícios continuamente, sem grandes pausas. O recomendado é realizar o treino em dias alternados, até três vezes na semana. Gostamos sempre de reforçar que, para conseguir os resultados que deseja, é preciso manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada. Conheça alguns exercícios que pode fazer:
Extensão de quadril
Objetivo: Este exercício serve para deixar os glúteos mais duros, além de ajudar na estabilidade e fortalecimento do quadril, o que pode evitar possíveis lesões em diferentes partes do corpo.
No chão, fique de quatro, deixando as pontas dos pés no chão. As mãos devem estar alinhadas aos e os joelhos com os glúteos. Coloque o elástico em volta dos pés e estique uma das pernas e volte à posição inicial. Execute 3 sessões de 15 a 20 movimentos para cada perna.
Elevação lateral
Objetivo: Este movimento serve para deixar os ombros mais fortes e definidos.
Com os braços descansados paralelos ao corpo, segure as pontas do elástico com as mãos, e pise no meio da faixa com uma das pernas. Depois, eleve os braços com os cotovelos semi-flexionados até a altura dos ombros e retorne, em 3 sessões de 12 a 15 movimentos.
Agachamento
Objetivo: Este exercício irá fortalecer os músculos da coxa e também definir os glúteos.
De pé com os pés alinhados ao quadris, pise com os dois pés no meio da faixa e segure as pontas do elástico com as mãos. Agache até os joelhos atingirem um ângulo de 90º dos joelhos e retorne à posição. Execute de 15 a 20 vezes em 3 sessões.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O treino com elásticos para braços sai do habitual treino para trabalhar os músculos destes membros mas é igualmente completo e traz bastantes benefícios. O treino com elásticos para braços consiste num treino de fitness que pode ser realizado por qualquer pessoa, adaptável a qualquer tipo de objetivo e de treino, tendo ainda a vantagem de ser fácil de utilizar.