O atum é um dos peixes mais amados no Mundo, graças à popularidade do atum em lata. Embora em lata seja um alimento delicioso e nutritivo, se nunca provou atum fresco, está a perder um petisco culinário ainda mais saudável, uma vez que este fresco retém mais das suas benéficas gorduras ómega-3 do que o enlatado.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
O atum é um peixe rico em nutrientes benéficos para a nossa saúde, o mais famoso e benéfico entre eles é o ómega 3. é um alimento saudável com poucas calorias e que deve fazer parte da nossa dieta alimentar, seja para emagrecer ou não. Conheça os principais benefícios:
- Os ómega-3 presentes, ajudam o sistema cardiovascular, auxiliando na prevenção de ritmos cardíacos irregulares.
- Reduz o colesterol. ( leia mais sobre o colesterol aqui > )
- Previne a osteoperose
- Reduz a pressão arterial
- Fortalece o sistema imunitário ( O que é o Sistema Imunitário > )
- Combate o envelhecimento precoce, devido aos seus antioxidantes, vitaminas e selénio.
- Estudos mostram que o atum ajuda a prevenir o cancro nos ovários, pâncreas e todas as partes do aparelho digestivo, incluindo a boca, faringe, esófago e estômago.
- Uma dieta rica em atum ajuda a melhora o humor.
- É particularmente benéfico para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, devido ao seu elevado teor de gorduras ómega-3.
- O atum é composto por vitaminas do complexo B, que estão associadas ao aumento de energia. Além disso, esses compostos também ajudam a proteger a pele e a melhorar o funcionamento do metabolismo.
- Diminui riscos de depressão. Estudos mostraram que o consumo de atum pode ser vantajoso para a saúde mental.
- Ajuda a perder peso devido ao seu alto teor de proteínas.
- Por se tratar de uma boa fonte de proteínas, o atum ajuda no ganho de massa muscular.
Guia para emagrecer aqui >
QUAIS AS SUAS PROPRIEDADES?
O atum é um alimento muito nutritivo, bastante rico em:
- Ómega 3
- Vitamina A
- Vitamina do complexo B, como a Niancina, Piridoxina e Cobalamina
- Vitamina D
- Vitamina E
- Selénio
- Fósforo
- Magnésio
- Potássio
- É também uma excelente fonte de proteína
COMO DEVEMOS CONSUMIR?
O modo de cozinhar é também importante para que não se percam os preciosos ómega-3 na preparação culinária destes alimentos. Por outras palavras, é inútil comer atum que é rico em ómega-3 se este é eliminado em boa parte na sua preparação. Dê preferência a um modo de cozinhar suave. Uma temperatura muito elevada destrói os ómega-3. Os ómega-3 contidos nos peixes gordos são ácidos gordos termolábeis, quer dizer que são muito sensíveis ao calor e se degradam rapidamente quando sofrem uma forte elevação de temperatura. Assim, para que não se percam os ómega-3, é preferível evitar cozeduras a alta temperatura dando preferência ao de uma cozedura suave.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O atum é firme e denso e tem o sabor e textura mais carnudos de qualquer peixe. Por vezes o atum apresenta traços de carne castanho escura que tem um sabor ainda mais forte e mais intenso, logo torna-se mais apelativo para as pessoas. O consumo deste peixe não se deve limitar apenas ao atum enlatado. Pode ser comprado na banca do peixe fresco ou congelado, com a vantagem de manter todas as propriedades nutricionais sem os aditivos postos quando é processado. Adicione á sua rotina alimentar!