Em termos muito simples, é a defesa do nosso organismo.
Chama-se sistema imunitário ou imunológico e entra em acção quando qualquer agente desconhecido ataca o nosso organismo, seja uma bactéria, parasitas, fungos ou vírus. Por exemplo, quando fazemos uma ferida ou nos constipamos o nosso sistema imunitário põe em acção um batalhão de células especializadas em atacar e tentar destruir estes agentes que nos infectam.
Há várias razões para podermos ter um sistema imunitário mais enfraquecido, como sofrer stress prolongado, ter uma dieta desequilibrada, pouco descanso, sedentarismo e falta de actividade física, mudanças bruscas de temperatura ambiente e determinadas doenças, como a SIDA, que é precisamente uma síndrome de imunodeficiência, ou seja, de um mau sistema imunitário. E quando a nossa barreira imunitária fica enfraquecida tornam-nos mais susceptíveis e indefesos contra os microorganismos, bactérias ou outros, que nos provocam as doenças.
Estas células especializadas são formadas por certos tipos de glóbulos brancos, as células do sangue que atacam as infecções, proteínas e substâncias químicas que tanto trabalham em conjunto ou separadas, de acordo com as necessidades de defesa do organismo.