O PROBLEMA
Numa altura em que os mosquitos são um enorme problema e incómodos para a nossa saúde e até mesmo o nosso dia-a-dia, podemos recorrer a soluções naturais para os afastar e é sempre preferível ao uso de químicos.
Os mosquitos podem ser perigosos para a saúde devido a diversas doenças que podem transmitir através de sua picada, tais como:
- Febre amarela
- Malária
- Dengue
- Febre-do-nilo
E SE CERTAS PLANTAS AJUDASSEM?
Erva-Cidreira: Esta bonita planta com um suave aroma de limão é eficaz a manter insectos picadores à distância. Para manter os mosquitos à distância, plante a erva-cidreira no solo ou em um vaso profundo, colocando-o nas áreas problemáticas. Certifique-se de que a terra esteja sempre úmida e que receba luz solar.
Alecrim: Além de ser uma das plantas mais deliciosas para temperar alimentos, o alecrim é um poderoso repelente de insetos. Você pode plantá-los no jardim ou em vasos fundos, que a sua eficácia não se altera. Se queimar o alecrim numa pequena fogueira, o incenso que emana não só cheira muito bem, como é muito desagradável para as pequenas criaturas e mosquitos, mantendo-as afastadas!
Lavanda: Para além de ser uma flor bonita, exala um perfume muito agradável e relaxante, no entanto, os mosquitos não gostam do seu perfume. Você pode plantar lavanda no jardim ou em vasos dentro de casa e manter um ambiente livre de mosquitos e suavemente perfumado. Também é muito eficaz quando esfregada diretamente sobre a pele.
Erva-Gateira: É muito perfumada e contém uma substância química chamada nepetalactone, que é, ao mesmo tempo, um repelente de insetos muito eficaz. Pode ter esta planta no seu jardim ou na sua varanda. Para se livrar das moscas em sua casa espalhe vários vasos pela sua casa em janelas ou portas.
Manjericão: O seu cheiro forte ajuda a afastar moscas e mosquitos. Contém também um óleo que é tóxico para as larvas de mosquito.
Hortelã-Pimenta: Na sua forma concentrada, é, por vezes, utilizada como um repelente de insectos. A essência do seu óleo mata as larvas de varias espécies. Os seus talos triturados podem também ser eficazes no tratamento de picadas de insectos.
Crisântemo: O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos como baratas, besouro e moscas.
Para usá-lo como repelente natural é possível até mesmo esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.
Planta-mosquito ou também conhecida por Citronela: Esta planta medicinal é um dos repelentes naturais mais famosos. Mesmo quando está no jardim, ela ajuda a manter moscas, mosquitos e formigas distantes. O ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a sua eficácia. Outro método de usar essa planta é criar uma solução com água. Basta usar as folhas como se fosse fazer um chá. O líquido pode ser passado no corpo ou usado para limpar o chão e janelas. O cheiro é agradável aos humanos e odiado pelos insetos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na verdade, em nível mundial, as doenças causadas por picadas de mosquitos têm causado mais mortes do que todas as guerras juntas. Tente sempre ter em casa algumas destas plantas que servirão para repelir mosquitos de maneira natural, além de serem lindas e muito decorativas.