É uma sensação conhecida e que toda a gente já passou, pelo menos uma vez na vida, pelo desconforto e pelas dores musculares após um dia de exercício físico. A dor muscular é comum e pode envolver mais de um músculo. esta dor pode, também, envolver ligamentos, tendões, os tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos. Dores musculares podem ser causadas por diversos motivos, mas é possível tratá-las e até as prevenir para que evite que aconteçam e também para aliviar a sua dor.
O QUE SÃO DORES MUSCULARES
Dores musculares é uma expressão geral para definir um sintoma ou sintomas resultantes de várias patologias. A dor pode afectar uma zona específica do músculo, como quando ocorre uma distensão muscular ou afectar todo o corpo durante infecções virais, como a gripe. Os médicos referem-se à dor muscular como mialgia e esta é a palavra base para termos como fibromialgia (dor nos músculos e tecidos moles), bem como polimialgia reumática, uma patologia que causa dores de cabeça, relacionada com uma doença auto-imune.
O QUE CAUSA AS DORES MUSCULARES
São muitas as causas das dores musculares, porém o mais comum é que elas sejam causadas por tensão nos músculos ou o uso excessivo deles. É possível também senti-las após alguma lesão muscular durante exercícios físicos ou alguma atividade que exija muito dos seus músculos. As causas mais comuns para as dores musculares são, regra geral, agudas ou ocorrem subitamente:
- Lesão ou traumatismo de um músculo – por vezes, associados a um entorse das articulações
- O excesso de utilização de um músculo – isto verifica-se quando alguém vai ao ginásio de forma improvisada e com excesso de entusiasmo
- As distensões repetitivas estão relacionadas com o excesso de utilização de uma articulação, mas os músculos que envolvem a articulação também podem estar envolvidos
- Tensão ou stress que causem, por exemplo, rigidez no pescoço
- Erguer um objecto pesado pode causar dores e espasmos musculares, que designamos por lombalgia ou lumbago
- Infecções virais, incluindo constipação e gripe
“Algumas causas menos comuns de dores musculares são a fibromialgia, a toma de alguns fármacos, e também doenças auto-imunes.”
COMO ALIVIAR AS DORES MUSCULARES
Ainda que com todos estes cuidados, podem surgir dores musculares, provenientes do exercício. Quando isto acontece, há que saber aliviar as dores musculares.
Recuperação ativa: Por norma, sugere-se que o exercício não termine de forma abrupta, para que os músculos possam ir recuperando, através da execução de exercícios de menor intensidade. Por outro lado, recomenda-se que, se está com dores musculares, caminhe, nade ou faça exercícios de baixa intensidade que promovam o aquecimento das estruturas musculares e, consequentemente, o alívio das dores musculares. Note-se ainda que o músculo recupera mais rápido existindo atividade física do que parado.
Utilização de gelo: Há estudos que comprovam que a colocação de gelo ou água com gelo imediatamente após o exercício diminui a inflamação muscular, evitando a dor.
Tome um banho quente: Ainda que o gelo seja a primeira opção, não devemos ultrapassar os 20 minutos da aplicação de gela em determinada zona. Assim, para que possamos reativar o fluxo sanguíneo e evitar a rigidez muscular, devemos aplicar calor posteriormente. Um banho quente poderá ser a solução.
Aplique calor na zona afetada: Se a dor é localizada, no pescoço, nas costas ou outra parte específica, poderá optar por colocar uma toalha quente ou uma compressa de calor na zona, de forma a relaxar e aliviar as dores musculares.
Massagens: As dores musculares advêm da degradação das fibras musculares e da libertação natural de enzimas inflamatórias. Certos estudos indicam que as massagens ajudam na diminuição dessas mesmas toxinas e que melhoram a capacidade de recuperação e oxigenação muscular.
Repouso: Naturalmente, se a estrutura muscular está afetada, deverá evitar esforços intensos nessa zona. Exercícios com muita carga ou demasiado exigentes para esse grupo muscular agravarão a dor e poderão levar a lesões maiores.
Analgésicos e Anti-inflamatórios: Se o alívio das dores tem que ser imediato, poderá optar por tomar um analgésico ou mesmo um anti-inflamatório oral. No caso de serem pomadas anti-inflamatórias, o ideal é aplica-las com uma breve massagem. Atualmente, existem ainda os spray´s frios para o alívio rápido (mas temporário) de dores musculares. Não obstante, isto deverá ser a exceção no alívio de dores musculares, não a regra. No entanto nunca se auto medique com analgésicos sem antes de visitar o seu médico.
EVITA AS DORES MUSCULARES
O alívio das dores musculares pode ser uma consequência necessária, após um esforço intenso, porém, pode ser prevenido, com alguns cuidados:
Promova o aquecimento muscular e articular: O aquecimento articular, através da mobilização, e a ativação muscular, através de exercícios pouco intensos, são fundamentais para evitar que as estruturas musculo-articulares sejam sobrecarregadas sem estarem preparadas para tal.
Alongamentos no final do treino: Salvaguardando o facto de nem em todos os tipos de treino o alongamento ser recomendado, se é uma pessoa que está a iniciar, logo, naturalmente, terá uma maior propensão para sofrer de dores musculares, opte por alongar os músculos que trabalhou no final do treino. Este estiramento dos músculos ajudá-lo-á a recuperar, aliviando ou prevenindo dores musculares intensas.
Tenha uma alimentação equilibrada: Se treina regularmente, o seu organismo terá necessidades superiores ao de alguém com a sua estatura e peso, que não treine tanto. Quanto mais treinados, mais os músculos precisam de proteína. Garanta um aporte de proteína e carbohidratos suficiente para que o exercício e a recuperação sejam suportados.
Beba bastante água: A água, ou outras bebidas isotónicas ajudam na oxigenação dos músculos, prevenindo o aumento da viscosidade dos músculos e consequente dor muscular. Note-se, porém, que o objetivo não é beber uns litros de água antes de iniciar o exercício, mas antes, manter-se hidratado durante todo o tempo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A fadiga muscular ocorre, porque o seu organismo não está habituado a determinado tipo de esforço e consome todos os recursos energéticos dos seus músculos, posteriormente aparecem as dores musculares, mas não se alarme porque são normais devido à atividade física intensa. No entanto se a dor persistir mais de 3 dias é recomendável que visite o seu médico para que uma dor muscular não se torne numa lesão grave.