Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas. Para além de ser divertido, a natação ajuda a aumentar a resistência cardiovascular e cardiorespiratória e reforça a circulação de oxigénio por todo o corpo, ao mesmo tempo que fortalece braços, pernas, costas, ombros e trabalha os músculos abdominais e dorsais.
Quais os Benefícios da Natação?
A natação ajuda a aumentar a resistência cardiovascular e cardiorespiratória e reforça a circulação de oxigénio por todo o corpo, ao mesmo tempo que fortalece braços, pernas, costas, ombros e trabalha os músculos abdominais e dorsais. Vamos conhecer vários benefícios de nadar:
Reduz os problemas cardiovasculares: Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
Melhora o sistema respiratório: Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contracção e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.
Fortalece as articulações: A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.
Reduz a dor e o risco de lesões: O fortalecimento do nosso organismo faz com que muitas dores de origem difusa diminuam. A natação é um dos desportos mais recomendados pelos especialistas para acalmar patologias que impliquem muitas dores, como a fibromialgia.
Retarda os efeitos do envelhecimento: Tanto a nível físico como psicológico, são vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital.
Sobe a auto-estima: Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental.
Adequado para todos os públicos: Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e de todos os níveis físicos, sendo muito recomendável para quem acaba de concluir um processo de reabilitação e para grávidas.
Atividade divertida: Gera um estado de espírito positivo ao ser realizado num meio que não produz impacto e que suscita uma divertida sensação lúdica.
Liberta tensão muscular: Ao ser uma atividade realizada em meio aquático, permite descontrair com mais facilidade. Graças à flutuabilidade, sentimos-nos menos pesados, mais seguros e conseguimos mover-nos com mais liberdade, melhorando as capacidades respiratórias, a tonificação muscular e a flexibilidade.
Que Cuidados devemos ter em Atenção?
Aquecimento: Como a natação é uma atividade mais lúdica, sobretudo em férias, muitas vezes o aquecimento fica esquecido. A natação provoca movimentos corporais que não fazemos no dia a dia e se os músculos não estiverem preparados podem ocorrer cãibras. Principalmente no mar que normalmente está muito mais frio do que a temperatura ambiente, havendo um choque térmico elevado. Os músculos contraem-se automaticamente, para contrariar o frio repentino, e facilmente ocorrem cãibras e dores musculares. Para o evitar, devemos beber muita água e fazer um ligeiro aquecimento antes de irmos nadar. Se tiver uma cãibra, deve então procurar uma zona onde tenha pé, sair da água e alongar e massajar o músculo afectado.
Mergulhos Perigosos: Os principais riscos associados ao mergulho são os traumatismos cranianos ou vertebrais que resultam do facto de serem realizados em águas pouco profundas ou devido ao embate em obstáculos subaquáticos. Os saltos para a água em mortal ou andar às cavalitas são brincadeiras que podem resultar em quedas especialmente perigosas. Verifique sempre a profundidade e não salte para águas escuras, pois podem não ser visíveis nadadores ou obstáculos submersos.
Cuidados a ter com as saídas de água: Na piscina, tenha atenção à proximidade das saídas de água, pois a força de sucção é suficiente para prender partes do corpo ou o cabelo e manter a cabeça debaixo de água. Na natação, é necessário coordenar a respiração com os movimentos. Por exemplo, ao nadar de bruços, devemos inspirar sempre que se tira a cabeça debaixo de água e expirar quando mergulhamos. Entrar na água muito depressa quando está muito calor ou de estômago cheio também é desaconselhável pois o choque térmico pode causar uma paragem cardíaca.
Como Pode Emagrecer com a Natação?
A natação é cada vez mais a modalidade eleita por quem quer perder peso. No entanto, para que isso aconteça não é suficiente ir para a piscina e apenas nadar. Para que seja eficaz vai necessitar de criar uma rotina de treino e aliar a sua atividade desportiva a uma alimentação equilibrada. Para perder peso, o ideal é que realize:
- Pelo menos uma hora de treino (de intensidade moderada) cinco vezes por semana.
- Pode queimar até 500 calorias por cada aula e além disso, com esta modalidade ainda se livra das lesões habituais de outros desportos, por não existir impacto com o solo.
- Para que o seu treino seja eficaz o melhor é procurar um profissional que lhe possa dar todas as indicações sobre os vários estilos de natação (crawl, costas, mariposa e bruços) ou, inclusivamente, que possa criar um plano de treino para si.
- E mesmo que não saiba nadar pode aproveitar os benefícios dos desportos aquáticos. Experimente uma aula de hidroginástica e depois aproveite para fazer umas aulas de natação.
A natação é a escolha perfeita para quem procura um exercício físico que combine intensa diversão, profundo relaxamento e um treino corporal completo. Tudo isto, queimando imensas calorias e assegurando resultados finais absolutamente surpreendentes. É fantástico!