Quem não conhece o rico abacate, nutritivo e cheio de gordura saudável? Pode não ser apreciado por todas as pessoas ao natural, mas este fruto tropical pode ser usado de mil e uma maneiras em culinária, substituindo ingredientes menos saudáveis, como a manteiga, por exemplo.
Mesmo quem não é apreciador de pera-abacate sabe que há uma sobremesa irresistível, o abacate esmagado com um pouco de açúcar e vinho do Porto, e uma pasta em versão salgada que faz as delícias das entradas e petiscos: o guacamole, tipicamente mexicano, mas já conhecido no mundo inteiro.
Outro benefício do abacate é a sua gordura monoinsaturada, a versão boa da gordura, que contribui para baixar os níveis de colesterol, além de ter mais potássio do que a banana, ter fibra e ser rico em antioxidantes. Saiba mais sobre antioxidantes aqui >.
Por exemplo, pode substituir a maionese por creme de abacate. Mais saudável e muito fácil de fazer: basta bater muito bem a polpa de um abacate com uma colher de sobremesa de azeite, umas gotas de limão e uma pitada de sal. Use nas saladas verdes, salada de frango ou atum e em sanduíches. Esta pasta também substitui muito bem a manteiga.
Outro benefício do abacate é a sua gordura monoinsaturada, a versão boa da gordura, que contribui para baixar os níveis de colesterol.
O abacate também é bom para tornar os batidos e os pudins mais cremosos e pode servir de base para pequenas refeições, em substituição do pão. Por exemplo, em vez de usar uma fatia de pão para colocar atum, tomate e alface, faça isso em metade do abacate. Fica fresco, delicioso e nutritivo.