As bagas de goji têm alcançado sucesso em todo mundo devido ao seu elevado poder antioxidante, ou seja, combatem a oxidação do organismo, provocada essencialmente pelos também famosos radicais livres de oxigénio.
Os radicais livres atacam e danificam as células do nosso organismo, contribuindo para o envelhecimento e para o aparecimento de algumas doenças.
QUAL A ORIGEM?
As bagas de goji têm origem no Noroeste da China e no Tibete, mas já possível adquiri-las em Luanda. São bagas vermelhas e desidratas, que podem ser compradas em lojas de alimentos naturais, ervanárias e alguns supermercados. São usadas pelos chineses há milhares de anos e fazem até parte da Medicina Tradicional Chinesa.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
As bagas de goji são comidas secas e cruas, a natural, ou podem ser adicionadas a saladas de fruta, iogurtes e cereais.
São uma excelente fonte de proteína completa, possuindo 18 aminoácidos diferentes, dos quais oito são aminoácidos essenciais ao nosso organismo.
Possuem várias vitaminas, como as B1, B2, B6 e vitamina E, que por si só é um excelente antioxidante, além de minerais como cobre, zinco, cálcio, fósforo, selénio e ferro. As bagas de goji possuem também polissacarídeos, que contribuem para fortalecer o sistema imunitário e têm propriedades anti-envelhecimento. São atribuídas às goji propriedades anticancerígenas, antioxidantes, e com poder de fortalecer o nosso corpo contra doenças inflamatórias, cardiovasculares, de visão, do sistema neurológico.
Contribuem para fortalecer o sistema imunitário e têm propriedades anti-envelhecimento.
QUAL O PROBLEMA?
No entanto, em 2013, o Observatório de Interacções Planta-Medicamento alertou para a necessidade de haver cautela no consumo de bagas de goji em conjunto com alguma medicação. Além de referir que não devem ser consumidos mais de 45 gramas por dia destas bagas, o Observatório refere que dois casos estudados relacionam directamente o consumo de chá de bagas de goji com o aumento do efeito de um medicamento anticoagulante, a varfarina.
Sendo assim, este organismo desaconselha o uso de goji simultâneo com a ingestão de medicamentos como a varfarina, fenitoína, losartan e fluvastatina, entre outros.
Se toma medicamentos, confirme com o seu médico se pode consumir bagas de goji.