Múcua, um Superfruto

A múcua (ou mukua) é o fruto do embondeiro e já foi considerado oficialmente um superfruto. Os superfrutos, ou superfrutas, ganham este nome por serem muito ricos em nutrientes e em antioxidantes. Muitos dizem que o seu sabor é um cruzamento entre o sabor do abacaxi e do melão.

A múcua tem três vezes mais vitamina C do que uma laranja e duas vezes mais cálcio do que o leite. É muito rico em polifenóis, uns compostos benéficos para o corpo, e ajuda a diminuir a velocidade a que o açúcar é libertado no nosso sangue (resposta glicémica), o que pode ser muito vantajoso para doentes com diabetes.

Este fruto exótico pode chegar a ter cerca de 25 centímetros de comprimento, bastante grande, e possui um miolo seco que se desfaz com facilidade na boca. Tem um sabor agridoce, ou seja, uma mistura de doce e ácido, e é muito rico em vitaminas e minerais.

Para fazer sumo de múcua, já que a sua polpa é seca, deve ser dissolvido em água a ferver. Depois de frio é uma bebida fresca que agrada a muitas pessoas.

A União Europeia aprovou a utilização e o consumo de múcua para fabrico de barras de cereais e um ano depois a FDA americana, que regula as autorizações alimentares, considerou ser seguro usar a polpa do fruto do embondeiro (ou imbondeiro) como um ingrediente alimentar.

A múcua está a ser estudada para ser incluída em diversos alimentos, incluindo pão.

Em inglês a múcua chama-se Baobab, e tanto o fruto como a árvore também são conhecidos por Baobá no Brasil. Em Moçambique também é conhecido como “malambe” na província de Tete. A múcua também é referenciada como sendo boa para a malária.

O embondeiro é a árvore nacional de Madagáscar e o símbolo do Senegal. Na Austrália os aborígenes comem a fruta e as folhas como planta medicinal.

2017-06-08T20:02:19+00:00Janeiro 8, 2015|Artigos e Dicas, Nutrição, Receitas|