Pratique Corrida na Areia

Para quem tem o hábito de correr, tem a oportunidade de correr perto do mar e ser presenteado com as vistas deslumbrantes, pode ainda acrescentar algo ao treino e correr na areia. Correr na areia vai exigir mais esforço físico, melhorando a sua condição física a nível de resistência, força, velocidade e potência e ainda ajudando com gasto energético, devido ao plano irregular que a areia proporciona. No entanto, apesar dos benefícios, são necessários alguns cuidados durante esta corrida.

 

Melhore a sua condição física

O treino na areia vai favorecer o aumento de força, potência e resistência dos membros inferiores, quando comparados com a corrida em piso plano. O aumento da resistência que a areia provoca para os movimentos, aumenta a sua dificuldade, necessitando de exigir mais da musculatura específica.  Os treinos podem ser realizados na areia desde que respeitem a individualidade de cada um, e que vão de encontro ao seu objetivo de treino. Sendo que é importante que se perceba que correr na areia é mais exigente fisicamente, logo deve começar devagar e certamente vai-se sentir mais fatigado do que se corresse a mesma distância em terreno plano.

 

CORRER NA AREIA É UMA BOA ALTERNATIVA PARA TREINOS DE FORÇA, RESISTÊNCIA E EQUILÍBRIO!

 

Cuidados a ter

Ritmo do treino: É importante lembrar que ao correr na areia a dificuldade vai ser maior,  logo o tempo/distância não será o mesmo tempo em relação a uma corrida em piso plano, o objetivo é melhorar a condição física.

Inclinação: O esforço por sobrecarregar as articulações devido à inclinação da praia pode ser muito prejudicial e propício a lesões, escolha o local mais plano para treinar.

Hidratação: Com as altas temperaturas e com maior exigência de esforço é importante que se mantenha hidratado, antes, durante e após a corrida.

posso-beber-qualquer-tipo-de-agua

Horário: Os melhores horários são na parte da manhã, o mais cedo possível e no final do dia, pois assim evita temperaturas elevadas, exposição solar e menos tráfego na praia.

Protecção solar: A utilização de protetor solar, óculos e boné para diminuir a exposição solar.

Impacto: A areia diminui o impacto, mas é um terreno irregular e que pode deixar o corredor mais sujeito a lesões dos ligamentos no tornozelo.

Areia dura ou Areia macia: Correr na areia dura é muito parecido com correr na rua e a maioria dos lugares onde há areia dura têm demasiada inclinação. Correr na areia macia além do impacto articular ser menor é mais exigente do foro físico, aumenta o desequilíbrio e requer especial atenção e são aconselhados treinos específicos de reforço muscular para não desenvolver lesões das articulações, coluna, rupturas.

Correr descalço: Pode correr descalço e ajudará no desenvolvimento da musculatura dos pés, no entanto não são aconselhadas longas distâncias para não assar os pés, e neste caso é importante ter atenção se a areia não está demasiado quente para não queimar a planta do pé.

Estar atento a objetos no chão: Por vezes as praias têm objetos cortantes no chão, caso corra descalço, esteja atento ao que pisa.

Se está habituado a correr e quer intensificar os seus treinos, ou melhorar a sua condição física experimente fazer uma das corridas semanais na praia. Ou se está de férias e quer manter os treinos intensifique com umas caminhadas ou correr na praia, isto vai depender sempre da condição física de cada um. É importante que tenha os exames em dia e que seja orientado para os seus treinos por profissionais.

2017-06-08T19:54:23+00:00Junho 3, 2017|Fitness|