Treina, Treina mas Sem Resultados?

Treina, treina mas não vê os resultados que esperava? Todos sabemos os benefícios que o exercício proporciona à saúde, mas o que acontece quando não consegue atingir os objectivos que deseja com os seus treinos. Que erros pode estar a cometer para não progredir como seria suposto? Vamos descobrir?

 

 

QUE ERROS PODERÁ A ESTAR A COMETER?

 

Não se esforça suficientemente: Se pratica exercício físico de forma consistente durante várias semanas, meses ou anos e não vê melhorias, está definitivamente na altura de aumentar a intensidade do treino e esforçar-se um pouco mais. À medida que pratica exercício o seu corpo vai-se adaptando e tornando-se mais eficiente para a mesma atividade. Isto significa que os resultados que tem inicialmente com um tipo de treino, não são os mesmos passados alguns meses. Assim, necessita de aumentar de intensidade e sair da sua zona de conforto regularmente. Aumente a frequência, intensidade ou duração.

Não mudou a sua alimentação: Praticar exercício é uma boa forma de atingir os resultados que procura para se manter saudável, mas se não tiver um plano alimentar adequado pode estar a atrasar ainda mais toda a progressão. Uma alimentação desadequada pode comprometer os resultados do seu treino. É importante adequar os níveis calóricos às suas necessidades para potenciar o processo de treino.

Realizar apenas exercício cardiovascular: Os exercícios cardiovasculares desempenham um papel importante na queima de calorias, mas um plano de exercício adequado inclui treino cardiovascular e treino de força. Ao realizar apenas exercícios cardiovasculares vai queimar calorias, mas vai ter dificuldades em criar alterações na composição corporal, de forma a perder gordura e a preservar ou aumentar a massa muscular. Realize treinos sempre com exercícios cardiovasculares mas não se esqueça que os exercícios com pesos também são seus amigos.

Treinar demasiado cedo: Infelizmente os resultados do exercício não aparecem do dia para a noite! É necessário tempo e consistência para ficar em forma. Muitos de nós decidimos praticar exercício e despendemos horas a fio no ginásio, saindo satisfeitos apenas quando estamos completamente esgotados. Seja paciente, não caia na tentação de treinar demasiado tempo e com demasiada intensidade inicialmente. Assim estará não só a prevenir lesões, mas a dar tempo para o seu corpo se adaptar e criar alterações necessárias à mudança.

Não Tem Um Objectivo Definido: Todos vamos ao ginásio por um motivo. As razões mais comuns incluem: perder peso, ficar forte ou construir mais músculo. Se está determinado a obter resultados, esses objectivos não são o suficientemente específicos. Coloque um prazo a si mesmo. Por exemplo, se o objectivo é aumentar o peso do corpo, torne esse objectivo específico, dizendo “Eu quero ganhar e perder cinco quilos nas próximas seis semanas”, e coloque numa lista juntamente com outros objectivos.

Não treinar regularmente: Treinar uma semana e descansar na seguinte, não frequentar o ginásio durante mês ou não fazer exercícios durante quatro dias seguidos são alguns exemplos que mostram que não tem uma rotina de treino. Caso a pessoa não treine com regularidade, não terá benefícios cardiovasculares e musculares. O corpo precisa de ser exercitado regularmente para sair da fase de acomodação e fazer as mudanças necessárias para se adaptar ao estímulo do exercício.

Para quando sente dor: Um erro comum, pois quando os músculos começam a dor é precisamente quando o está a “desafiar”, tente um pouco mais..

 

 

Exercitar-se de maneira correcta ajuda a melhorar a forma física e a reduzir o risco de lesões. Lembre-se que o processo de treino é complexo e demorado. Seja paciente, mantenha a consistência e veja os resultados aparecer!

2016-08-16T00:00:00+00:00Agosto 16, 2016|Fitness|