O Irresistível Morango!

O morango é uma fruta de sabor ácido e adocicado, muito boa para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento porque cada morango tem aproximadamente 5 calorias. Repleto de vitaminas e fibras, os morangos estão entre os 20 melhores frutos com capacidade antioxidante. Vamos conhecê-lo?

 

QUAIS AS SUAS PROPRIEDADES?

Além de suculento, saboroso e bastante versátil, o morango também possui propriedades nutricionais muito importantes para o organismo. Fique a conhecê-las:

  • Excelente fonte de vitamina C e manganês
  • Rico em Omega-3, Vitaminas K, B2, B5, B6 e B9, Cobre, Iodo, Silício, Potássio e Magnésio
  • Contém vários açúcares, incluindo frutose e principalmente levulose
  • Pode ser considerado diurético e laxativo, por suas propriedades laxantes encontradas nas fibras e sais minerais, estimulando o intestino. Saiba mais sobre fibras aqui >.
  • Possui pouco valor calórico (5 morangos de tamanho médio têm cerca de 24 calorias)
  • Possui fisestina (substancia que estimula o cérebro e melhora a memória)
  • Contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres.
  • É rico em fibras e melhora as funções intestinais.

 

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Propriedades antioxidantes: Os morangos têm um quarto mais de antioxidantes que a maioria das frutas. Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres ligados ao envelhecimento e a doenças. Sabe o que são antioxidantes? Veja aqui >.

Vitamina C: O que aumenta a resistência das artérias, previne contusões e fortalece as glândulas supra-renais e o corpo contra o stress. Contendo altos níveis de vitamina C, os morangos são benéficos para todos os órgãos e glândulas do nosso corpo. Oito morangos têm mais vitamina C do que uma laranja.

Regulam os níveis de açúcar no sangue: Comer uma chávena de morangos frescos provoca uma redução significativa dos picos de açúcar no sangue, os quais  estão relacionados com o ganho de peso, alterações de humor, diabetes e hipoglicemia.

Propriedades anti-inflamatórias e anti-dor: Estudos mostram que os morangos baixam os níveis do marcador proteína C – reativo (CRP). Um estudo mostrou que consumir este fruto pelo menos 3 vezes por semana ajuda no combate de todo o tipo de inflamações. Visto que tem um sabor tão agradável, não deve ser um problema para a maioria das pessoas.

Os morangos contêm antocianinas: O que estimula a queima de gordura armazenada no corpo utilizando-a como combustível. Pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo de morangos reduziu o ganho de peso em animais alimentados com uma dieta à base de gordura. Pesquisa mostra também melhoria de 100 por cento da memória a curto prazo em apenas oito semanas.

Propriedades anti-cancerígenas: O seu teor de flavonóides faz o corpo interferir com os estágios de desenvolvimento das células cancerosas, minimizando a sua capacidade de se multiplicar. Saiba mais sobre o cancro aqui >.

Propriedades Anti alérgicas: Ajudam a reduzir os processos bioquímicos que estão ligados a reacções alérgicas. Contudo, como com qualquer outro alimento, algumas pessoas são alérgicas aos morangos, assim, se suspeita que é alérgico, deve evitá-los.

Saúde dos olhos: O morango também é bom para visão. Em razão da presença da Vitamina C, que combate os radicais livres capazes de comprometer as células, a fruta previne a perda da vista e a degeneração mácula. Dessa forma, o consumo da fruta é muito indicado para quem estiver na terceira idade, quando geralmente os problemas oculares são mais frequentes

Benéfico para a pele: O cuidado com a saúde cutânea começa de dentro para fora, então antes de pensar em caros procedimentos estéticos ou na compra de cremes especiais é válido escolher bons alimentos. O morango é uma excelente fruta para a pele por causa da presença da Vitamina C e do ácido elágico. Tais nutrientes favorecem a síntese do colágeno (proteína imprescindível na garantia da elasticidade da pele) e retardam o envelhecimento precoce.  O ácido presente no morango também garante a protecção cutânea contra a ação de raios solares, deixando a pele livre de linhas de expressão e rugas. Veja as nossas dicas para cuidar da sua pele >.

Protege o sistema nervoso: A gama de nutrientes do morango também garante protecção ao sistema nervoso, pois há o combate dos antioxidantes aos radicais livres que poderão provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e Esclerose múltipla. Além disso, o potássio da fruta também aprimora as funções cognitivas, e as pessoas que comem o morango tendem a ter mais facilidade de concentração.

Mantêm os dentes saudáveis: Morango é a terceira melhor fonte alimentar de polifenóis. Os cientistas acreditam que os polifenóis inibem a degradação dos amidos na boca (limitando o acúmulo de placas nos dentes) e também, combatem as bactérias que contribuem para a cárie dentária.

 

COMO DEVEMOS CONSUMÍ-LO?

O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigénio, parte das substâncias antioxidantes do morango perdem-se. Se for tomá-lo sob a forma de sumo, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão presentes. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar a vapor. A dica é consumir morangos orgânicos. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.

 

COMO COMPRAR E CONSERVAR?

Os morangos são frutos muito perecíveis, e por isso convém que sejam comprados apenas poucos dias antes de serem usados. Ao escolhê-los, deve-se procurar os morangos com consistência firme, de cor vermelho vivo, e que não apresentem mazelas ou partes deterioradas. É bom que se saiba que os morangos não amadurecem depois de colhidos. Por isso, é bom evitar comprar aqueles que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos médios são, quase sempre, mais saborosos do que os morangos muito grandes. Além disso, quando se compra morangos pré-embalados, seria bom que se verificasse se estes não estão demasiado compactados porque isso ajuda a que os mesmos se deteriorem. Logo após a compra e durante um a dois dias, os morangos devem ser mantidos no frigorífico. Mas, antes de se colocar os morangos no frigorífico é importante que se retirem aqueles que se encontrarem danificados ou com bolor. Além disso, será também importante que se verifique as condições da embalagem.

 

QUANDO DEVEMOS TER CUIDADO?

Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado. Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista. Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema. E claro tenha atenção se é alérgico a morangos, se não tem a certeza é recomendável visitar o seu médico ou um nutricionista antes de consumir os morangos.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Além de ser uma fruta extremamente bonita, dificilmente encontraremos alguém que resista ao sabor e ao aroma do morango, por ser uma fonte de fibra, combate o colesterol, é fonte de vitaminas e sais minerais, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e cálcio e ainda pode ser considerado como um grande aliado da beleza feminina. Adicione o morango à sua alimentação!

2017-06-09T08:40:05+00:00Outubro 21, 2016|Artigos e Dicas, Nutrição|