Conheça os Hábitos que Reduzem o Risco de Cancro

Reduzir o risco de cancro pode ser um passo importante na luta contra este mal, apesar de não ser algo que possa ser evitado tão facilmente por causa de sua natureza complexa, podemos mudar alguns hábitos que favorecem diretamente essa doença como tabagismo e má alimentação, entre muitos outros.

 

 

O QUE É O CANCRO?

 

A palavra cancro é utilizada genericamente para identificar um vasto conjunto de doenças que são os tumores malignos. Os tumores malignos são muito diversos, havendo causas, formas de evolução e tratamentos diferentes para cada tipo. Há, porém, uma característica comum a todos eles: a divisão e o crescimento descontrolado das células.

 

 

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CANCRO?

 

Os cancros classificam-se de acordo com o tipo de células avaliado pela anatomia patológica, em:
Carcinoma: Tumor maligno que se origina em tecidos que são compostos por células epiteliais, ou seja, que estão em contacto umas com as outras, formando estruturas contínuas, como, por exemplo, a pele, as glândulas, as mucosas. Aproximadamente 80 por cento dos tumores malignos são carcinomas.

Sarcoma: Tumor maligno que tem origem em células que estão em tecidos de ligação, por exemplo ossos, ligamentos, músculos, etc. Nestes, as células estão unidas por substância intercelular e não são epitélios, são tecidos conjuntivos.

Leucemia: Vulgarmente conhecida como o cancro no sangue. As pessoas com leucemia apresentam um aumento considerável dos níveis de glóbulos brancos (leucócitos). Neste caso, as células cancerosas circulam no sangue e não há normalmente um tumor propriamente dito.

Linfoma: Cancro no sistema linfático. O sistema linfático é uma rede de gânglios e pequenos vasos que existem em todo o nosso corpo e cuja função é a de combater as infecções. O linfoma afecta um grupo de células chamadas linfócitos. Os dois tipos de linfomas principais são o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin.

 

 

 

HÁBITOS QUE AJUDAM A PREVENIR O CANCRO

 

Reduza o consumo de gordura e açúcar: Menos é mais quando se trata deste grupo de alimentos que são muito prejudiciais para a saúde global de todas as pessoas.

Reduza o consumo de álcool: O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é um fator de risco para alguns tipos de cancro, como o da boca e da garganta, beber menos é uma forma inteligente de reduzir o risco de cancro.

Comer menos sal: Esteja ciente, não só do sal que você adiciona à sua comida, mas também o teor de sal de outros alimentos como pão, embutidos e outros alimentos industrializados.

Deixe de fumar: O tabaco é o responsável mais direto do cancro do pulmão. Também está associado ao cancro da boca, laringe e bexiga.

Sedentarismo: A atividade física diária é de extrema importância para uma vida mais saudável. Uma dica é caminhar, por cerca de 30 minutos, todos os dias da semana.

Alimentação: Se alimentar bem, com alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, verduras, cereais, pode evitar o surgimento de diversas doenças, inclusive o cancro.

Proteja-se do sol: O protetor solar não deve andar apenas no saco da praia. Deve aplicar protetor solar diariamente nas zonas que vão estar expostas, como o rosto e a zona do decote.

Mantenha um peso adequado: Manter um peso saudável ajuda a diminuir o risco de vários tipos de cancro, como o cancro da mama, próstata, pulmão, cólon e rim.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao contrário do que se possa pensar, a maioria dos cancros não resulta de fatores hereditários que passam de geração em geração. Segundo a American Cancer Society, apenas 5 a 10% dos cancros são hereditários pelo que a esmagadora maioria das vezes, o cancro resulta de fatores ambientes, como o meio em que a pessoa vive e o seu estilo de vida. Por isso, na luta contra o cancro é muito importante adotar hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, fazer exames de rastreio regulares para detectar eventuais doenças de forma precoce.

2017-06-08T20:05:58+00:00Fevereiro 26, 2017|Câncer, Doenças, Saúde Geral|