Ginástica Abdominal Hipopressiva

A ginástica hipopressiva, também conhecida por abdominal hipopressivo, é excelente para tonificar os músculos abdominais, sendo especialmente indicados para pessoas que sofrem com dor nas costas e não podem fazer os abdominais tradicionais e no pós-parto.

 

 

O QUE É A GINÁSTICA ABDOMINAL HIPOPRESSIVA?

 

A Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH), é um método que já revolucionou a “arte” de fazer abdominais e ano após ano tem conquistado cada vez mais seguidores. Desde atletas de elite, modelos, recém-mães no pós-parto que tentam recuperar a forma física, bem como pessoas comuns que procuram por questões estéticas e de saúde ter abdominais saudáveis, a GAH tem mudado significativamente a qualidade de vida dessas mesmas pessoas.

 

 

 

PORQUE DEVEMOS USAR ESTE MÉTODO EM VEZ DO TRADICIONAL?

 

Os abdominais hipopressivos são feitos de forma diferente do método tradicional. É através da contracção dos músculos abdominais com o movimento da respiração diafragmática que os resultados tornam-se mais eficazes e mais benéficos para o teu corpo e para a tua barriga. Assim, através deste método consegues reforçar a zona abdominal e aumentar o tónus dos músculos em repouso.

 

 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA ABDOMINAL HIPOPRESSIVA?

 

Diminui a barriga: Os Abdominais Hipopressivos reduzem o perímetro abdominal pois contraem a fáscia abdominal de uma forma involuntária. Estes exercícios permitem que cada pessoa consiga esconder a barriga sem ter que fazer qualquer esforço para isso. Numa posição de relaxamento o abdominal ficará mais duro e plano do que antes.

Diminui a dor lombar: Tal como o nome indica, o Exercício Hipopressivo vai diminuir a pressão intra-abdominal, o que vai ajudar à diminuição de muitas dores lombares causadas pelo aumento dessa pressão intra-abdominal. O Exercício Hipopressivo vai fazer com que as vértebras se separem e que sejam descomprimidas pela diminuição obtida na pressão, o que produz uma melhoria ou desaparecimento total de dores lombares, dorsais e de outras zonas da coluna.

Aumenta a função sexual: O aumento da circulação sanguínea e o aumento da sensibilidade na área genital aumenta o desejo, sensação e eficácia em todos os aspetos relacionadas com o ato sexual.

Aumenta a sua performance desportiva: A melhoria da musculatura respiratória, o aumento do número de glóbulos vermelhos e a melhoria na postura do atleta obtida ao fazer estes exercícios vai melhorar a performance desportiva.

Previne a incontinência urinária: Todas as investigações mostram diminuições muito elevadas da incontinência urinária, inclusive em mulheres de idade avançada. O aumento da força muscular dos músculos do pavimento pélvico, que são os músculos que sustêm a bexiga, vagina, intestinos e entre outros, são uma das principais explicações para a atuação com eficácia em problemas de incontinência urinária.

Prevenção de hérnias: As hérnias abdominais, inguinais, umbilicais, discais, vaginais, as pubalgias são provocados por 2 fatores:

  • Aumento de pressão (Nestes casos os abdominais tradicionais são “inimigos” pois aumentam a pressão intra-abdominal)
  • Um tecido que não consegue aguentar o aumento de pressão. O Exercício Hipopressivo aumenta o tónus muscular da fáscia abdominal prevenindo que o aumento de pressão abdominal resultante de um esforço, tosse ou algum desporto provoque o aparecimento de hérnias.

Pré e Pós Parto: O Método Hipopressivo surgiu com a Fisioterapia de Pós-Parto e é considerado como o melhor método de preparação para o parto e de recuperação do mesmo, sendo aplicado em hospitais e clínica de muitos países em todo o mundo.

Aumenta a função pulmonar: Os músculos da inspiração e expiração são potenciados o que ajuda na melhoria de vários problemas respiratórios.

Postura e Equilíbrio: O Método Hipopressivo providencia a regulação do tónus muscular de uma forma geral o que permite que os músculos que controlam a postura trabalhem corretamente e permitam assim que uma pessoa assuma involuntariamente uma postura mais correta.

 

 

É POSSÍVEL EMAGRECER COM ESTE EXERCÍCIO?

 

Para emagrecer com este exercício é preciso adequar a alimentação, reduzindo o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e calorias e também gastar mais energia realizando também outros exercícios que queimam gordura como caminhada, corrida, bicicleta ou andar de patins, por exemplo. Isso porque a ginástica hipopressiva não tem um alto gasto calórico e por isso não é eficaz na queima de gordura e por isso só emagrece quando estas outras estratégias são adotadas. No entanto, estes abdominais são excelentes para definir e tonificar o abdómen.

 

 

 

QUE CUIDADOS DEVEMOS TER?

 

Alguns cuidados importantes que se deve ter ao realizar a ginástica hipopressiva são:

  • Não fazer estes exercícios após comer.
  • Sempre contrair os músculos pélvicos quando encolher a barriga ao máximo.
  • Fazer estes exercícios de 3 a 5 vezes por semana.
  • Iniciar o programa de exercícios de forma leve, com poucas contracções e ir aumentando o número de contracções aos poucos, respeitando os limites do corpo.

 

 

COMO PRATICAR ESTE EXERCÍCIO EM CASA?

 

Para fazer a ginástica hipopressiva em casa deve-se iniciar lentamente, prestando muita atenção em como deve ser realizado o exercício. O ideal é começar a série deitada e depois progredir para sentada e então, inclinado para frente em pé ou joelhos. A ginástica hipopressiva consiste em:

  • Inspirar normalmente e após soltar o ar completamente, até que o abdómen comece a contrair sozinho e a seguir “encolher a barriga”, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
  • Deve-se manter esta contracção durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando o tempo aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar.
  • Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Além de fortalecer o abdómen, o método hipopressivo também combate a incontinência urinária e fecal, melhora postura corporal, cura o prolapso genital e melhora o funcionamento intestinal. As vantagens da ginástica hipopressiva se devem a diferença de pressão que existe no abdómen durante a realização do exercício e também da ausência de movimentos com a coluna. Experimente!

2017-06-08T20:06:38+00:00Janeiro 5, 2017|Fitness|