O gengibre é uma raiz tuberculosa nativa da Ásia que tem sido usada tanto na culinária quanto na medicina. O gengibre é conhecido por ser um alimento termogénico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e pode ajudar quem deseja emagrecer, mas este benefício só será notado se combinado a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.
QUE NUTRIENTES POSSUI?
O gengibre tem diversos benefícios terapêuticos, dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, anticéptico e anti-inflamatório. No caso do chá de gengibre, especificamente, os benefícios também estão muito relacionados à libertação dos óleos essenciais que fazem parte da sua composição: timol, carvacrol e eugenol. Esses óleos são os responsáveis principalmente pela ação anti-inflamatória do chá de gengibre. Ou seja, o nosso corpo produz diversas substâncias inflamatórias, como as ocitocinas, mas os óleos essenciais do gengibre podem ajudar a inibir a inflamação. Inclusive, existem estudos em animais que mostram os seus benefícios para reduzir as inflamações das articulações relacionadas a artrites. O gengibre é rico em:
- Cobre
- Vitaminas A, B, C e D
- Potássio
- Selénio
- Zinco
- Magnésio
- Ferro
- Fósforo
- Fibras
- Cálcio
QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
O consumo de gengibre traz inúmeras vantagens para o organismo e é uma boa ideia juntar esta raiz à sua alimentação. Trata-se de um Super Alimento muito eficaz para quem pretende fazer dietas de emagrecimento mas não só. Confira os diversos benefícios do gengibre:
Sistema imunológico: Rico em vitamina C, o chá de gengibre reforça as defesas, tornando-o menos sensível a gripes e constipações.
Alivia a congestão nasal: O chá de gengibre ajuda a aliviar a congestão nasal e a melhorar as doenças respiratórias.
É um termogénico: Por ser um alimento termogénico, é um bom aliado para dietas de perda de peso. O gengibre acelera o metabolismo, ao mesmo tempo que também ajuda a reduzir a celulite, devido à sua ação anti-inflamatória.
Excelente anti-inflamatório: O gengibre é um excelente anti-inflamatório, o que o torna num bom aliado para pessoas com a artrite reumatóide, por exemplo. Tendo em conta que a celulite é uma inflamação dos tecidos adiposos, o gengibre tem uma ação positiva no combate à celulite.
Ajuda a aliviar flatulência: O gengibre ajuda a aliviar a acumulação de gases, o que faz com que possa ser uma boa opção para acompanhar alguns alimentos, como o feijão por exemplo.
Estimula o apetite e ajuda na digestão: O gengibre também ajuda a estimular o apetite, sobretudo se consumido antes as refeições. No entanto, também pode ser uma boa opção para acompanhar refeições mais substanciais e com mais gordura que o habitual, por ajudar no processo digestivo.
Garganta saudável: Se está com dores de garganta, um chá de gengibre com uma colher de mel, pode ajudar a suavizar as dores e ainda fazê-lo sentir mais aconchegado, devido à sua ação anti-séptica.
Menos colesterol: Estudos indicam que o gengibre tem uma ávida ação na redução do colesterol.
Um anti-coagulante natural: Investigadores descobriram que o gengibre atua de forma eficaz contra coágulos de sangue, impedindo a síntese de uma substância chamada tromboxano, responsável pela sinalização de aglomeração de células do sangue. O gengibre tem na sua constituição uma substância chamada de gingerol, que ajuda na diluição de coágulos sanguíneos, atuando por isso como um anticoagulante.
Propriedades afrodisíacas: O gengibre é conhecido como um afrodisíaco natural deste a antiguidade. A sua capacidade de estimulação da circulação sanguínea favorece o apetite sexual.
Ajuda na recuperação de ressacas: Após a ingestão anormal de álcool, o organismo entra num desequilíbrio que pode ser restituído com algumas ações como por exemplo, a ingestão de água ou chá de gengibre. A sua ação desintoxicante pode ajudar a eliminar o álcool e ainda atenua os enjoos.
RECEITA: CHÁ DE GENGIBRE
Esta bebida milenar é considerada na Ásia como um antídoto e aliado no combate contra gripes e constipações. Mas não só. Também ajuda a reduzir a dor muscular, estimula o sistema imunitário, melhora a absorção de nutrientes, ajuda a emagrecer, reduz o stress e alivia os enjoos matinais típicos da gravidez.
INGREDIENTES:
- Gengibre
- 1L de água
PREPARAÇÃO:
Lave bem o gengibre e corte em rodelas. Leve a água ao lume até levantar fervura e adicione o gengibre. Tape o recipiente, reduza o lume e deixe ferver durante cerca de 10 minutos. Desligue e deixe arrefecer um pouco antes de coar. Se preferir pode adoçar a gosto (com mel, por exemplo)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como tudo o que é em exagero faz mal, o gengibre não é exceção. Posto isto, o consumo excessivo de gengibre pode provocar:
- Aborto em mulheres grávidas em início de gestação
- Pode afetar a diferenciação sexual biológica da criança
- Aumento de fluxo sanguíneo em mulheres menstruadas
- Azia e aparecimento de gastrite e úlceras
- Aumento de cálculos renais
Posto isto, é recomendável que seja devidamente aconselhado por um médico ou nutricionista.