Gelatina: Benéfico ou Prejudicial?

Há quem ainda não acredite que a gelatina é saudável e benéfico para a nossa saúde, muitas pessoas vêem-na simplesmente como um doce e algo prejudicial para o organismo devido ás suas quantidades de açúcar e/ou gordura. Está na altura de perceber realmente se a gelatina é Benéfica ou Prejudicial.

 

O QUE É?

É feita a partir de colágeno hidrolisado, o que significa que ele foi separado a partir da sua fonte usando água. Como o colagênio é uma proteína, a gelatina também consiste em proteína. O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em pessoas e animais, formando os tecidos conjuntivos que suportam ossos, músculos e pele.

 

ENGORDA???

A gelatina não engorda! Porque apesar de ter açúcar, tem também muita água, o que faz deste alimento um complemento muito bom para as dietas. Quem quiser pode optar pela gelatina diet ou light, e aí não tem açúcar nenhum. Ela não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele, por causa do colágeno. Saiba como emagrecer aqui.

 

OS SEUS BENEFÍCIOS

Gelatina é proteina: Um dos maiores benefícios da gelatina é ser uma boa fonte de proteína. Ela fornece todos os aminoácidos utilizados para construir o colágeno (glicina, prolina e hidroxiprolina). A gelatina contém também quantidades menores de outros aminoácidos essenciais. Uma colher de sopa de pó de gelatina sem açúcar tem 6 gramas de proteína. Este montante fornece 13% da ingestão diária recomendada para mulheres e 11% das necessidades diária de proteína dos homens.

Pode ajudar a perder peso: A gelatina não causa um pico de açúcar no sangue, por isso evita oscilações no sangue que levam você a sentir fome novamente. A adição de gelatina à água levemente açucarada reduz o impacto sobre o açúcar no sangue em relação ao beber água com açúcar directamente. A gelatina também pode afectar um hormônio chamado peptídeo que promove a saciedade e resultando em você tendo que comer menos.

Fortalece a pele: É rica em colágenio, uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extra celular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas. É um dos elementos mais importantes da nossa pele. A fibras de colagénio são responsáveis pela manutenção do aspecto jovem da pele, graças à sua resistência gravitacional.

Controla o açúcar no sangue: A quase ausência de açúcar faz deste alimento uma boa opção para diminuir a fome sem causar descontrolo nos níveis da glicose sanguínea. Essa propriedade traz dois benefícios:

  • Diminui a produção de insulina, uma hormona que favorece a acumulação de gordura no corpo.
  • Facilita o controlo do apetite, já que alterações bruscas nas taxas de glicose podem aumentar a vontade de comer hidratos de carbono.

Facilita a digestão: Por também ser rica em água, facilita o trânsito intestinal. Aumenta os movimentos peristálticos nos músculos intestinais e isso ajuda a melhorar o processo digestivo e a absorção de vitaminas e nutrientes, assim como a excreção.

Melhora o sono: Segundo um estudo japonês publicado em 2012 na revista Neurology, a glicina – um dos constituintes da gelatina, melhora os ciclos de sono e estimula certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e a sua duração.

Fortalece a resposta imunitária: A prolina, um outro aminoácido encontrado em quantidades significativas na gelatina, melhora a função imunitária e reforça o combate de infecções, uma vez que é essencial à estrutura da maioria das proteínas do corpo humano.

Fortalece os ossos:  As proteínas encontradas na gelatina, bem como o:

  • Selénio
  • Fósforo
  • Cobre

Mantêm os ossos fortes e aumentam a densidade mineral do esqueleto. Pode também ser um importante mecanismo de defesa contra a osteoporose, enquanto que os aminoácidos encontrados neste alimento são essenciais no combate da artrite uma vez que também reduzem os processos inflamatórios.

Melhora o cabelo: Podemos encontrar queratina na maioria dos champôs de qualidade. Trata-se de um tipo de proteína que também faz parte da constituição da gelatina e que é fundamental na manutenção da saúde do cabelo, unhas e pele. Veja os nossos produtos para o seu cabelo aqui.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos ver a gelatina é de longe prejudicial para a nossa saúde mas tenha em atenção que por muito benéfico que a gelatina seja, tais como outros alimentos saudáveis, não são milagrosos e não devem ser consumidos em exagero e sem ter um acompanhamento de uma alimentação equilibrada e de exercício físico para que realmente seja Super Saudável para a nossa saúde. Não tenha receio e adicione esta deliciosa sobremesa á sua refeição.

2017-06-30T20:39:54+00:00Julho 9, 2016|Artigos e Dicas, Nutrição|