O mau hálito ou halitose acontece a quase todas as pessoas, mesmo a pessoas que não o admitem. Embora quando crónico possa ter causas mais graves, o ocasional pode ser prevenido muito facilmente com uma boa higiene oral.
O que provoca o mau hálito?
A acumulação de bactérias que provocam mau hálito é causada muitas vezes pela falta de uma rotina completa de higiene oral que resulta na acumulação de bactérias da placa em redor da linha da gengiva e na parte anterior da língua. Outras causas podem incluir:
- Doenças na gengiva como gengivite e periodonte
- Amigdalite
- Tabagismo
- Placa bacteriana
- Boca seca
- Próteses mal adaptadas
- Utilização de aparelhos
- Desidratação
- Stress
Em ocasiões raras, pode ser sinal de uma condição médica mais grave, por isso, é importante que não ignore o problema e procure um médico e/ou dentista se o problema continuar. Ao seguir uma rotina adequada de higiene oral poderá ajudar a melhorar.
Como eliminar?
Depois de compreender a causa, poderá começar a dar os passos adequados para ajudar a conseguir um hálito mais fresco.
- Utilize um elixir oral, que se destina a matar os germes, bem como os compostos que causam os maus odores que se encontram em determinados alimentos.
- Mantenha-se hidratado bebendo água ao longo do dia, limitando a cafeína e as bebidas alcoólicas, bem como sumos açucarados e ácidos.
- Escove os dentes duas vezes ao dia
- Utilize o fio dentário todos os dias para impedir que as partículas dos alimentos fiquem presas entre os dentes, além de prevenir a acumulação de placa.
- Escove bem a língua. Com atenção especial à parte de trás da língua, onde se encontra a maior parte das bactérias que causam o mau hálito.
- Reduza o consumo de álcool e tabaco, pois estes podem intensificar o mau hálito.
Troque a sua escova de dentes a cada 3 meses
Alimentos que o provocam
Alguns alimentos podem causar temporariamente o mau hálito. Se comer um dos alimentos referidos abaixo, trate de escovar bem os dentes e a língua.
- Azeitona
- Couve-Flor
- Alho
- Cebola
- Mostarda
- Ketchup
- Pepino
- Picles
- Bebida alcoólica em excesso