No período de verão a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra aumentando o risco de queimaduras, cancro de pele e ainda outras doenças menos graves mas igualmente dispensáveis. Neste contexto a fotoprotecção torna-se fundamental.
Algumas dicas para aproveitar a estação mais quente do ano de forma saudável:
PROTECÇÃO SOLAR
O filtro solar deve ser aplicado diariamente, e não apenas aquando da exposição intencional ao sol. Produtos com Fator de Protecção Solar (FPS) 15 ou 20 deverão ser usados no dia a dia enquanto o FPS 30 ou superior é preferível para uma exposição mais longa (praia, piscina, passeios ao sol).
O produto, que deverá proteger contra os raios UVA e UVB, deverá ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva. Repita a aplicação a cada duas horas, ou menos, em caso de excesso de transpiração ou banho. Aplique o protetor uniformemente não esquecendo as zonas das orelhas, nuca, mãos e pés. Proteja ainda os seus cabelos, em especial as pontas.
Atenção: As pessoas de pele negra não podem descurar a foto-protecção. Apesar de a sua proteção “natural” da pele ser superior também estão sujeitas a queimaduras, cancro da pele e outras patologias.
A protecção das crianças deve iniciar-se aos seis meses de idade, com produtos específicos.
Convém lembrar que 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa etária dos 0 aos 20 anos.
Evite a exposição solar entre 10h e 16h. Na estação seca ou na estação das chuvas a radiação é igualmente perigosa.
ROUPAS E ACESSÓRIOS
No verão deverá usar e abusar de chapéus e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV. Tecidos sintéticos retêm apenas 30%.
Outros acessórios de extrema importância são os óculos de sol, que previnem lesões na córnea e cataratas, entre outros problemas.
HÁBITOS DIÁRIOS
HIDRATE-SE por dentro e por fora. Aplique diariamente um hidratante de qualidade, que ajude a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%.
Abuse da água e dos sumos de frutas. Aposte nos alimentos crus e cozidos e opte pelas carnes grelhadas.
Frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha como a cenoura, abóbora, mamão e beterraba podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele e ainda retardar os efeitos do envelhecimento. Estes alimentos contêm caratenóides, substância retida pela pele, que age como bloqueador dos raios UV.
No banho tenha atenção à temperatura da água, que deve ser fria ou morna, para evitar o ressequimento.
DOENÇAS DE PELE
A combinação sol, praia, areia, piscina e excesso de suor podem contribuir para o aparecimento de doenças de pele. Acne solar, manchas e sardas, micoses e brotoejas (bolinhas na pele) são apenas alguns dos muitos exemplos de doenças de pele que poderíamos enumerar.
Nas farmácias MS encontra a protecção necessária para um verão repleto de saúde e beleza. Renda-se à diversidade e qualidade das nossas marcas.