Costas Saudáveis

As dores nas costas são um mal cada vez mais comum, não só nos adultos mas até já nas crianças e adolescentes. Para isso, contribui, em parte, a vida sedentária que a maioria das pessoas leva, em que os músculos vão perdendo a capacidade de sustentarem eficazmente a coluna vertebral, agravado com o facto de passarmos cada vez mais tempo sentados e, nem sempre, nas melhores posições.

 

 

 

QUAIS AS CAUSAS DAS INCOMODAS DORES NAS COSTAS?

 

As principais causas de dor nas costas podem incluir problemas de coluna, pneumonia ou pedra nos rins, e para diferenciar deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afectada. Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas quentes e alongamentos.

Se a dor nas costas surgir de forma repentina, for muito intensa ou se houver outros sintomas associados como febre ou dificuldade para se movimentar é aconselhado ir ao médico para que ele peça exames e indique o tratamento necessário..

 

 

 

CONHEÇA OS VÁRIOS TIPOS DE DORES QUE PODE TER NAS COSTAS

 

Dor nas costas no lado direito ou esquerdo: Normalmente é uma dor em forma de peso que indica a presença de uma lesão muscular, especialmente depois da academia, por exemplo. Além disso, a dor nas costas também pode ser causada por profissões exigentes para as costas como é o caso do dentista ou jardineiro.

  • Como poderá aliviar: Colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por, pelo menos, 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória

 

Dor nas costas ao respirar: Pode ter relação com o pulmão quando há sensação de falta de ar, principalmente quando houve alguma doença respiratória nos últimos tempos ou se está acamado.

  • Como aliviar: aplicar uma compressa morna na região, mas o mais indicado é procurar o seu médico caso existam outros sintomas de problema respiratório, como tosse, catarro ou febre.

 

Dor nas costas e rins: Geralmente é sinal de cólica renal, estando relacionada com a presença de pedra nos rins que resulta em uma dor muito severa que o impede de caminhar ou se mexer.

  •  Como aliviar: A dor deve ser tratada o mais rápido possível com o seu médico.

 

Dor nas costas que irradia para as pernas: Pode ser causada por uma compressão do nervo ciático na região final da coluna ou nas nádegas, quando provoca dor em forma de pontada com sensação formigante ou dificuldade para ficar sentado ou andar.

  •  Como aliviar: Recomendamos que procure o seu médico ou um ortopedista para que ele possa solicitar exames, como ressonância, e indicar o melhor tratamento.

 

Dor nas costas com aperto no peito: Quando a dor piora com esforços e há sensação mal-estar ou enjoo pode ser sinal de enfarto, principalmente se o indivíduo está acima do peso, tem pressão alta ou colesterol alto.

  • O que fazer: Deve-se chamar ajuda médica o mais rápido possível ligando para o número de emergência.

 

 

 

COMO PREVENIR AS DORES NAS COSTAS?

 

Cuidado Com a Sua Cama: Os especialistas aconselham a mudar de posição durante uma noite de sono. Se é daquelas pessoas que acorda durante a noite, aproveite para mudar de posição. É muito importante a qualidade do colchão que usa. Tipicamente, um bom colchão tem um tempo útil de vida de 10 a 20 anos, dependendo da sua qualidade. Uma vez ultrapassado o seu tempo, o colchão poderá causar-lhe todo o tipo de problemas, desde lombalgias e dores cervicais, a alergias causadas pela acumulação de poeiras e ácaros. Por norma, quanto mais mole o colchão, mais dores nas costas poderá causar. Mas isto também depende da posição em que dorme.

Tenha em Atenção a Sua Postura: Ler ou ver televisão numa má postura também pode causar dores nas costas. Um bom exemplo é quando vemos televisão deitados e para isso levantamos a cabeça, causando tensão no pescoço e na zona cervical.

Mude de Posição: Ficar muito tempo na mesma posição causa dores nas costas por excesso de tensão na zona afectada.

Cruze as Pernas: Os especialistas aconselham a cruzar as pernas alternadamente, caso tenha que estar sentado(a) muito tempo seguido. Este exercício ajuda a descontrair os músculos das costas, coxas e da região lombar.

Torne as Coisas Mais Simplificadas: Se sofre de dores de costas, comece por alterar certos esforços recorrentes em casa. Se há objectos que usa com regularidade e que se encontram em sítios inacessíveis, como numa prateleira difícil de chegar ou dentro de uma arca funda, mude-os de sítio para deixar de ter que fazer esforço para os alcançar.

Se é Homem Veja Onde Põe a Carteira: Se usa a carteira no bolso de trás das calças, deixe de o fazer. Está estudado que pode ser causa de dor crónica na região lombar, pelo facto de se sentar em cima dela e causar um desequilíbrio acentuado na região lombar.

Diga Não a objectos demasiado pesados: Deve evitar completamente levantar e carregar pesos. Peça ajuda, espere por ajuda, ou adie o que tiver para fazer. Lembre-se que tem que proteger as suas costas a todo o custo.

Se Tiver Que Levantar Algo Pesado: Dobre os seus joelhos e mantenha as costas direitas. Deve manter o objecto o mais perto possível do corpo, de forma a induzir a máxima carga nas pernas ao levantar.

Quando trabalha no computador: Mantenha as costas direitas, fortaleça a sua postura e músculos abdominais, através de exercício físico, pois os seus músculos estão distendidos e enfraquecidos devido ao sedentarismo.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As dores nas costas podem ser de vários tipos, podem estar localizadas em diferentes zonas das nossas costas e podem ter as mais variadas causas. Por isso, é importante haver um diagnóstico feito por um médico que permita saber qual a causa das dores e averiguar se há algum tipo de lesão ao nível da coluna vertebral, principalmente, no caso de dores persistentes e que não são aliviadas por nenhuma posição.

2017-04-10T22:40:08+00:00Setembro 1, 2016|Fitness|