Como perder gordura nas coxas é uma das principais questões a dar a volta à cabeça das mulheres. A tarefa não é fácil, mas é possível e que os resultados chegam e valem a pena.
Seria ótimo escolher qual a parte do corpo de onde queremos eliminar gordura, mas não é possível. Por isso quando queremos perder peso, vamos eliminar gordura de todo o corpo e não apenas de uma zona em específico.
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Parece que o conselho vai sempre dar ao mesmo ponto, mas a verdade é que a alimentação adequada é mesmo a primeira a mudança a fazer na altura de conquistar resultados. Em primeiro lugar, é fundamental reduzir o número de calorias.
- Retire completamente o açúcar refinado e opte por frutas e legumes
- Substitua a farinha branca por farinha integral (pão integral, massas integrais, arroz integral, são sempre melhores opções)
- Mantenha-se bem hidratada
- Despeça-se dos refrigerantes, dos fritos e dos salgados
- Reduza a quantidade de gorduras e aumente as proteínas, as fibras e as gorduras saudáveis (como o abacate ou o salmão)
EXERCÍCIO ADEQUADO
É importante entender que se o objetivo é perder gordura, o tipo de exercício realizado é fundamental para os bons resultados. O treino cardiovascular é ótimo para queimar gordura, mas o treino de força é importante para combater a flacidez e garantir a tonificação, criando assim músculo e tornando a queima de gordura mais permanente.
TREINO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE (HIIT)
Este tipo de treino acelera fortemente o metabolismo e por isso mesmo é uma excelente opção para queimar gorduras. Não só queima durante o treino, como continua a queimar durante as várias horas que se seguem devido ao elevados níveis de intensidade atingidos.
Tanto pode fazer HIIT em aulas de ginásio como numa simples corrida na rua.
CORRIDA
A corrida incentiva a uma elevada queima de calorias e além disso ainda promove um recrutamento muscular muito grande em vez de se centrar apenas em pequenos músculos, o que facilita a eliminação de gordura. A parte ainda melhor é que ao mesmo tempo que queima gordura, está a tonificar as pernas.
NATAÇÃO
Muitas vezes é esquecido, mas a verdade é que é um treino que promove um grande gasto calórico por recrutar vários grupos musculares diferentes. Ao trabalhar o corpo todo, a consequente queima de gorduras é mais incentivada.
MUSCULAÇÃO
Para perder gordura nas coxas, é importante ter em atenção ao tipo de treino de musculação. Ao realizar exercícios com cargas mais pesadas, pode estar a desenvolver o músculo sem queimar gordura e a perna irá apenas aumentar de tamanho. Assim, o ideal é fazer mais repetições com menos peso.