Tem Dores de Garganta?

Certamente que já sentiu a sensação incómoda do ardor que uma dor de garganta provoca. As manifestações variam entre sintomas mais leves, como o incómodo persistente em toda a zona da faringe à laringe, e sintomas mais graves, como a dificuldade em engolir alimentos sólidos, líquidos ou até mesmo a saliva.

Tenha atenção que quando os sintomas da dor de garganta atingem dificuldade em engolir a própria saliva, e persistem, convém consultar o médico para despistar um eventual cenário de maior gravidade.

A garganta é composta por um conjunto de elementos sendo as amígdalas e a faringe os locais mais atacados e os que provocam maior sensação de dor quando estão inflamados. No entanto, quando dói, apesar de ser incómodo, é sinal que o organismo está a funcionar ao reter ali agentes irritantes que poderiam vir a causar danos adicionais. As dores de garganta podem ser acompanhadas de outros sintomas gripais como nariz a pingar e febre.

 

PRINCIPAIS CAUSAS

A maioria das dores de garganta é causada por infecções virais no trato respiratório. Apenas uma pequena percentagem dos problemas de garganta são causadas por infecções bacterianas. Mas também pode ser causada por factores como:
– Humidade
– Poluição no ar
– Alergias
O consumo exagerado de tabaco
– A reduzida ingestão de água
– Esforço constante da sua voz
– A ingestão de bebidas demasiado frias ou demasiado quentes, pode contribuir para tornar as mucosas da garganta mais vulneráveis à entrada de vírus e bactérias.

 

COMO PREVENIR

Há que ter em conta que as dores de garganta podem ter diversas origens e cada pessoa reage de forma diferente. A maioria das situações é provocada por infecções virais, típicas de gripes e constipações. Aqui estão algumas dicas que poderão ajudar:

– Evite tudo o que lhe possa causar inchaço e irritações, como fumar, ambientes poluídos, falar muito alto, alterações de temperatura.
– Reduza o número de cigarros que fuma e evite o fumo de outros fumadores.
– Respire através do nariz. O seu nariz é um excelente filtro de bactérias e outros agentes irritantes.
– Coma bem. Os frutos e os vegetais contêm vitaminas fundamentais para ajudar a reforçar o seu sistema imunitário.
– Engula regularmente. A nossa saliva ajuda a “limpar” a garganta.
– Beba muita água. A água ajudará a aliviar a sensação de garganta seca.

 

COMO TRATAR

As sugestões apresentadas acima também podem ajudar na fase de tratamento. Depois, convém avaliar qual a origem da infecção. Bacteriana ou Víral, algo que você deve fazer com o seu médico. Aqui ficam algumas sugestões:

– Beba muitos líquidos, à temperatura ambiente, para manter um nível elevado de hidratação no seu organismo.
– Tente respirar através do nariz. Se o seu nariz estiver congestionado, convém também fazer tratamento para descongestionar.
Evite beber álcool. A ingestão de álcool pode causar mais irritação do que alívio da dor de garganta.
– Engula frequentemente. Engolir é um dos sintomas dolorosos mas é uma das melhores coisas que pode fazer porque a saliva é um lubrificante natural, ajudando a aliviar a dor de garganta.
– Se já passou por isso, e utilizou alguma pastilha recomendada pelo médico ou farmacêutico, recorra ao mesmo método num primeiro passo.

Se os sintomas persistirem, ao fim de dois dias, ou se notar que evoluem de forma negativa, consulte o médico.

Tenha sempre atenção aos sintomas nas dores de garganta para evitar infecções graves e dolorosas. Não corra riscos e consulte sempre o seu médico.

2017-07-16T20:52:41+00:00Maio 17, 2017|Doenças, Doenças Infecciosas, Outras Doenças, Saúde Geral|