Alivie os Efeitos do Álcool com a Alimentação

A sensação de desconforto, como tonturas, dores de cabeça e náuseas que pode vir depois de uma noite onde houve um excesso de consumo de álcool. Felizmente, existem alimentos que podem aliviar este desconforto. Vamos conhecê-los?

QUAIS OS ALIMENTOS BENÉFICOS PARA ALIVIAR OS EXCESSOS DO ÁLCOOL?

Depois de uma noite de celebração ou por qualquer outro motivo onde consumiu demasiado bebidas álcoolicas, o seu corpo precisa de ser hidratado e restaurar as vitaminas e os minerais perdidos, bem como os níveis de açúcar no sangue. Por isso, a alimentação é muito importante para aliviar o excesso do álcool.

Água: De acordo com especialistas, o álcool, possui qualidades diuréticas, que ajudam a expelir líquidos do corpo. Como resultado, o organismo procurará líquidos a partir de qualquer fonte disponível, incluindo o cérebro, o que causa as dores de cabeça. Beber água ajuda a evitar esse problema.

Água de côco: Enquanto as bebidas desportivas contêm apenas alguns dos eletrólitos essenciais para o corpo, a água de coco contém cinco. Isso se traduz em uma maior e mais rápida restauração de eletrólitos, resultando em uma melhora mais rápida.

Gengibre: O chá de gengibre é eficaz para tratar alguns sintomas da ressaca, pois é ótimo para reduzir as náuseas e combater o vômito.

Ovos: Os ovos, contêm taurina, uma substância que aumenta a função do fígado e ajuda a prevenir doenças do fígado. Além disso, através do fornecimento de cisteína, previne os sintomas como a dor de cabeça causada pela ressaca.

Bananas: As bananas contém potássio em quantidades elevadas, o que é ideal para reabastecer os minerais perdidos pelo corpo, devido ao efeito diurético do álcool.

Sumo de maçã: O excesso de álcool diminui os níveis de vitamina A, B e C e causa a redução dos níveis de açúcar no sangue. O sumo da maçã é uma fonte de açúcares naturais e ajuda a recuperar algumas vitaminas e eletrólitos perdidos.

Tomate: Além de ser rico em vitamina C, o tomate contém glutationa, substância que faz com que o organismo a combata as toxinas que são produzidas durante a ressaca.

Mel: Acrescente um pouco de mel na banana ou misture-o em sumos. O mel contém potássio e antioxidantes que combatem as toxinas. Além disso, vai ajudar a equilibrar o açúcar no sangue, por isso, é um bom remédio para ressaca.

Espinafre: Este vegetal tem ácido fólico, vitamina C e enxofre, o que irá ajudar a combater os sintomas da ressaca.

QUAIS OS ALIMENTOS QUE DEVEMOS EVITAR?

Alimentar-se é muito importante para aliviar o consumo excessivo de álcool, mas você não deve comer qualquer coisa, assim como existem alimentos que ajudam a curar uma ressaca, outros podem piorar sua situação, tais como:

Alimentos gordurosos: Se você quer saber como aliviar os efeitos de uma noite excessiva de consumo de álcool, comer um hambúrguer não é o indicado. Há uma crença de que alimentos gordurosos absorvem o álcool. No entanto, o que acontece é que o esvaziamento gástrico é retardado, mas os efeitos da ressaca não são impedidos.

Sumo de laranja: Da mesma forma, o sumo de laranja e de outras frutas cítricas, podem irritar o estômago que já está sensível, o que pode piorar sua situação.

Álcool: Mais álcool vai desidratar ainda mais o corpo e levar a uma piora dos sintomas da ressaca durante o dia.

Café: Você acorda cansado, com dor de cabeça, entre outros, o café parece perfeito para tomar logo de manhã. No entanto, como o álcool, o café é um diurético, portanto, vai contribuir para deixar você ainda mais desidratado. O café é também um vasoconstritor, que causa a contração dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar sua dor de cabeça.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em conclusão, naquelas manhãs de intensa dor de cabeça depois de uma noite de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, é melhor preparar um bom pequeno-almoço que inclua esses alimentos para reduzir os efeitos indesejáveis de uma noite de excesso de álcool e evitar ter de tomar qualquer medicação. A melhor solução seria reduzir o consumo de bebidas alcoólicas da noite anterior para que no dia seguinte, não tenha que sofrer com o desconforto dos excessos.

2017-06-08T20:05:51+00:00Março 26, 2017|Artigos e Dicas, Homens, Idosos, Mulher, Nutrição|