O exercício físico é ótimo para o seu corpo e auto-estima mas também é essencial para o seu interior, especialmente o seu coração. Para garantir um coração saudável, é altamente recomendável movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares como:
- Enfarto
- Colesterol alto
- Derrame
- Hipertensão
QUER SABER QUAIS OS EXERCÍCIOS QUE PODE PÔR EM PRÁTICA?
Tempo e Regularidade: Você não precisa passar duas horas na academia todos os dias para proteger o coração. Mesmo pequenas quantidades de actividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca. Praticar cerca de duas horas e meia de exercícios por semana diminui o risco de doença cardíaca em 14%. Essa percentagem aumenta de acordo com a quantidade de exercícios praticados.
Corrida: A corrida afasta o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto, graças ao seu condicionamento físico que a actividade proporciona. Sendo uma actividade aeróbica, a corrida de longa duração e baixa intensidade condiciona o coração. Depois de algum tempo de prática, o seu organismo passa a economizar energia para realizar algumas tarefas. Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impede que ele se sobrecarregue, facilitando o controle de pressão, colesterol e peso.
Caminhada ao Ar Livre: Para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. As passadas reduzem a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas seguintes. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a expandirem-se, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada é um factor de protecção contra derrames e enfarto, faz também com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
Natação: São vários os benefícios de quem opta pela natação, principalmente quando se está fora de forma. Dois desses benefícios são o baixo impacto nas articulações e a melhora do processo cardiorrespiratório. Algumas estratégias do treino da natação são capazes de aumentar o condicionamento do coração e também acelerar a queima de gordura corporal. Tais como:
- Aumentar a intensidade: um exemplo é fazer um treino intervalado com intensidade mais alta.
- Variar os treinos: assim, o organismo não se acostuma ou acomoda, com isso, o gasto calórico sempre será mais elevado;
- Utilizar acessórios, como os palmares e barbatanas, que aumentam o trabalho muscular, gerando um crescimento do gasto calórico.
Comece já a proteger o seu coração, pois ele é o centro da sua saúde e vida. Varie os seus exercícios durante a semana, o mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são imediatos, mas sim, a médio e longo prazo. Exercite o seu Coração!