Sedentarismo

O sedentarismo é um mal cada vez mais presente no mundo e ele tem origem em diversas causas. Vivemos numa era em que esforços físicos são cada vez menos necessários. Esse é o perigo, pois acabamos tornando isso um hábito e esquecemos que o nosso corpo precisa de certas tarefas para ficar em perfeito funcionamento.

 

 

 

QUAIS OS PERIGOS DO SEDENTARISMO?

 

De acordo com pesquisas recentes, passar longos períodos de tempo sentado diminui a expectativa de vida. Ou seja, o nosso conforto se transformou em um verdadeiro perigo à nossa saúde. Sem dúvida, o grande avanço da tecnologia incentiva o sedentarismo, pois as pessoas procuram a comodidade. Conheça alguns efeitos que o sedentarismo pode causar na sua saúde:

Doenças crónicas: De acordo com estudo realizado na Austrália, o fato de ficarmos sentados por longas horas é um grande passo para nosso corpo desenvolver doenças crónicas, como diabetes, cancro e doenças cardíacas.

Varizes e Trombose: Quando ficamos muito tempo sentados, formamos um coágulo de sangue que obstruem o fluxo sanguíneo, dificultando a circulação e aumentando o risco de varizes e trombose.

Afecta o humor e causa depressão: De acordo com especialistas, as mulheres que não realizam qualquer atividade física possuem um risco 99% maior de desenvolver sintomas depressivos do que aquelas que se exercitam.

Cancro: De acordo com a Dra. Christine Friedenreich, do Alberta Health Services-Cancer Care, no Canadá, a inactividade física, como ficar muito tempo sentado, está ligada a um número de 49 mil casos de cancro da mama e 43 mil casos de cancro de cólon, no período de um ano nos Estados Unidos.

Aumento de peso: Quando colocamos pressão sobre determinadas partes do corpo, como as nádegas, leva à produção de até 50% a mais de gordura do que o habitual.

Problemas Cardiovasculares: As pessoas que passam a maior parte do dia sentadas têm uma probabilidade 54% maior de morrer de um ataque cardíaco.

Maior predisposição ao diabetes: Passar um longo período sentado pode causar efeitos devastadores, como inflamações e resistência à insulina.

Obesidade: Além da resistência à insulina, ficar muito tempo sentado pode aumentar as células de gordura e o colesterol Quando os músculos das pernas ficam completamente inactivos por longo período frequentemente, essa inactividade manda mensagens para o cérebro, que entende que é preciso mudar o metabolismo, tornando o processo de queima de gorduras mais lento.

 

 

DICAS PARA SAIR DO SEDENTARISMO

 

A boa noticia é que nunca é tarde para se começar a mexer, desde crianças e até os idosos podem praticar atividades físicas. Fique a conhecer algumas dicas.

Caminhada: A caminhada é uma das principais dicas para sair do sedentarismo. Pois, é exercício fácil, podendo ser praticada em qualquer idade, a modalidade é a atividade mais democrática que existe. Além disso, ajuda a manter a forma muscular de membros inferiores e, para as pessoas que são muito sedentárias, a caminhada pode auxiliar na melhoria da capacidade cardiorrespiratória, mas apenas para aqueles que realmente não praticam nada de atividade física há pelo menos três anos.

Corrida: A corrida é outra boa alternativa para sair do sedentarismo. Pois, para quem deseja perder peso, a atividade é ideal. Por ser um exercício aeróbico, o corpo usa o oxigénio e os nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo, a corrida ajuda a eliminar muitas calorias. Além disso, a corrida melhora o condicionamento cardiovascular e, se for realizada de maneira intervalada, aumenta e potencializa a redução de gordura.

Natação: Para espantar o calor, a atividade é muito bem-vinda. Além disso, a natação diminui o impacto sobre as articulações, o que é benéfico para quem sofre com dores nos joelhos. A modalidade ainda estimula a tonicidade muscular e permite que braços, pernas, cabeça, tronco e quadril trabalhem juntos. A adequação física gerada pela natação é muito parecida com a da corrida, tais como, aumento do condicionamento cardiovascular e do metabolismo.

Dança: Quer se divertir e, ao mesmo tempo, sair do sedentarismo, pois saiba que a dança é a modalidade perfeita para si. Além de estreitar amizades, ela é benéfica à saúde. Além disso, A modalidade está relacionada ao beneficio mental, pois estão felizes e têm um momento de descontracção.

Artes marciais: O Judo, jiu-jítsu, Kung fu, as opções são muitas e os benefícios também. Se elas forem realizadas de maneira alternada, isto é, com estímulos de baixa intensidade, elas, ajudam a melhorar o condicionamento cardiovascular, a potencializar a redução de gordura e a aumentar a massa muscular. Além disso, pessoas que praticam artes de maneira constante, de duas a três vezes por semana são mais confiantes.

Musculação: Os benefícios proporcionados pela prática são visíveis. Além disso, A musculação aumenta a massa muscular e o metabolismo de repouso, por isso, as pessoas consomem mais gordura no momento de repouso. A atividade ajuda a emagrecer porque aumenta o potencial de oxidação, ou seja, a queima de gordura. Na terceira idade, ela pode contribuir para que pessoas fiquem muito mais independentes, já que um indivíduo idoso, que pratica musculação, terá mais autonomia para subir escadas e diminuir as chances de uma queda.

2017-06-08T20:06:55+00:00Dezembro 17, 2016|Fitness|