Saúde Ocular

A visão é, dos nossos cinco sentidos, aquele que nos permite obter uma maior, mais fácil e rápida percepção do mundo que nos rodeia. De facto, cerca de oitenta por cento das informações que nos chegam, são-nos fornecidas pelos nossos olhos, pelo que é fácil concluir que devemos ter atenção pela a saúde ocular.

 

 

ALIMENTAÇÃO É BASTANTE BENÉFICA PARA A SAÚDE OCULAR

 

Todos sabemos que uma boa alimentação é vital para a nossa saúde geral, mas é igualmente importante para a saúde dos nossos olhos. Uma boa dieta ajuda o nosso corpo a crescer, reparar e combater as infecções.

Ovos: Quem consome ovos tem acesso a uma boa fonte de luteína e zeaxantina. Além disso, a gema do ovo possui zinco, que tem um papel importante na luta pela redução do risco de doenças associadas à degeneração ocular relacionada à idade. Incluir ovos no pequeno almoço, por exemplo, colabora para que a retina fique mais forte para conter danos oxidativos e a perda gradual da visão.

Peixes: Alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6, os tipos de alimentos que incluem peixe como ingrediente costumam ser os de origem asiática, tas como, salmão, truta, atum, anchovas e cavala. O peixe é um forte aliado no combate à síndrome do olho seco.

Cenoura: A cenoura já é popularmente associada à manutenção da saúde dos olhos, e merece esta fama. Através do seu componente betacaroteno, proporciona acesso à vitamina A, que contribui para o fortalecimento e bom funcionamento da retina e outras partes do olho. Outros alimentos alaranjados também possuem este benefício, como a abóbora.

Folhas Verdes: Inclua uma salada de folhas verdes nas suas refeições e, assim, contribua para a sua saúde ocular. Esta recomendação fica ainda mais valiosa no verão, pois traz benefícios que protegem os olhos das ações do sol. Contribui também para conter o desenvolvimento da degeneração macular e cataratas.

Frutos Vermelhos: Este tipo de fruta é rico em vitamina C, que desempenha um papel vital na prevenção de diversas doenças oculares. Contém potentes antioxidantes que atuam nesta prevenção e impedem a progressão de doenças já em curso, como o glaucoma.

 

 

QUE PERIGOS PODEM APARECER?

 

Os seus olhos são um dos seus órgãos mais importantes. Os seus olhos não só lhe permitem ver formas e profundidade e milhões de cores como também o ajudam a compreender os sinais de luz que mantêm o seu relógio interno a funcionar adequadamente. Os seus olhos também se encontram entre as partes mais vulneráveis do seu corpo e precisam da sua protecção para manter e melhorar a sua visão. Se menosprezar a sua saúde ocular, estes são os principais perigos que o poderão afectar:

  • Defeitos Refractivos
  • Miopia
  • Hipermetropia
  • Astigmatismo
  • Presbiopia
  • Glaucoma
  • Cataratas

 

 

PROTEJA OS OLHOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

 

O olho humano é extremamente vulnerável aos efeitos de poluentes. A sensação de ardência, coceira ou irritação são todos sintomas que podem ser efeitos da poluição em contato com a visão. A poluição afeta os olhos de forma direta. A presença de poluentes no ar prejudica as glândulas responsáveis por secretar uma camada protetora da lágrima, aumentando a sua evaporação e possibilitando o contato direto de poluentes com a superfície do olho. O contato com as partículas de sujeira causa inflamação ocular, levando à sintomas específicos como coceira, ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e olho vermelho.

 

 

 

PROTEJA OS SEUS OLHOS DO SOL

 

O sol fornece um apoio à vida essencial mas também pode provocar graves danos. A radiação ultravioleta (ou UV) transporta a maior parte dos perigos da luz solar, queimando a pele e os olhos e provocando danos a longo prazo quando desprotegidos. Os raios UV do sol são um perigo claro e presente quando está na praia num dia de sol, mas são igualmente nocivos nos dias enublados que reflecte a luz para os seus olhos. Para proteger os seus olhos dos danos provocados pelo sol e pelos raios UV:

  • Use óculos de sol de qualidade com protecção contra os raios UV no exterior
  • Use um chapéu com uma aba larga e faça intervalos à sombra
  • Nunca olhe directamente para o sol, especialmente com binóculos ou durante um eclipse solar

 

 

PROTEJA OS OLHOS CONTRA A FADIGA OCULAR

 

Os olhos com excesso de trabalho têm tendência a problemas nos olhos e de visão a curto e a longo prazo. Para ajudar a proteger a sua visão e a manter os olhos saudáveis, minimize o esforço:

  • Fazendo intervalos enquanto está ao computador. Tente fazer um intervalo de 15 minutos longe do computador a intervalos de duas horas e descanse os seus olhos a intervalos de vinte minutos olhando em redor da sala.
  • Oferecendo si próprio uma boa iluminação. Os seus olhos precisam de luz suficiente para ler e escrever, trabalhar no computador ou ver televisão. Quando há pouca luz ou está escuro os seus olhos trabalham mais do que o costume, causando fadiga.
  • Pestanejando frequentemente para refrescar e humedecer os seus olhos.
  • Escolhendo óculos e lentes apropriados. Se usa óculos ou lentes de contacto certifique-se sempre de que a sua correcção ainda está certa para os seus olhos e o tipo de trabalho que faz.
  • Mantendo uma boa qualidade do ar. Deixe os olhos secos longe de si e melhore a sua visão utilizando um humidificador, mantendo temperaturas confortáveis e evitando fumo e outros poluentes.

 

 

CONHEÇA ALGUMAS DICAS PARA MANTER UMA BOA SAÚDE OCULAR

 

Existem alguns hábitos do dia-a-dia que podem melhorar a saúde ocular, garantindo mais qualidade e conforto para a visão.

  • Durma no mínimo oito horas por dia. O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. Dormir menos de oito horas pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaço.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afectando também os olhos.
  • Tenha alimentação balanceada. Os hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina.
  • Não esqueça os óculos escuros. Óculos com protecção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
À medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais difícil que as células do nosso corpo se regenerem. Isso pode afectar a nossa saúde ocular e a qualidade da nossa visão. A visão da maioria das pessoas deteriora-se à medida que envelhece, mas a boa notícia é que, talvez nós possamos ser capazes de reduzir esse risco e retardar a progressão com uma alimentação correcta, com as devidas precauções e hidratação, para que possamos desfrutar de uma boa visão por mais tempo.

2017-06-08T20:06:59+00:00Dezembro 15, 2016|Saúde Geral|