Saiba mais sobre as Dores Musculares

As dores musculares afetam-nos em algum momento da vida, quer seja um indivíduo sedentário, quer seja um atleta de alto rendimento, todos estamos sujeitos e expostos às lesões da musculatura. Estas dores podem estar relacionadas com aumento do ácido láctico, produzido pelo músculo após o esforço, ou com a degeneração das fibras musculares.

 

QUAIS OS TIPOS DE DORES MUSCULARES?

Dores musculares tardias: O dia seguinte após ter ido ao ginásio pode fazê-lo sentir dor nos músculos. É um fenómeno frequente, que acomete indivíduos que iniciaram uma atividade física após um período de inatividade, reiniciaram a atividade com volume ou intensidade desproporcionais ao condicionamento físico, ou mesmo naqueles sem o hábito de praticar nenhum desporto, que realizaram uma carga de exercício muscular vigoroso.

Por norma, o desconforto e a dor começam algumas horas após o término da atividade física, sendo mais intensos nas 24 a 48 horas seguintes.

Cãibras Musculares: As cãibras devem-se à carência de magnésio no organismo ou à sua diminuição pelo aumento da transpiração na prática do desporto. O resultado são espasmos musculares nas barrigas das pernas, com muitas dores musculares.

Tensões musculares: Uma postura errada ou a posição sentada durante horas favorecem a ocorrência de tensões. Dormir numa posição desconfortável ou um movimento desfavorável podem originar dores musculares nos ombros, pescoço ou costas. As regiões afetadas ficam a maior parte das vezes endurecidas e dolorosas ao toque.

Stress: O stress pode ser responsável por dores de cabeça e também pelas dores musculares. A tensão muscular gerada pelo trabalho, cuidados da casa, trânsito, podem refletir-se em dor física.

Doenças musculares: Algumas doenças, como a fibromialgia e a rabidomiólise causam dores musculares severas.

 

COMO SABER OS SINAIS DA LESÃO MUSCULAR?

As dores musculares são, muitas vezes, acompanhadas de sinais físicos da lesão das fibras. Alguns sinais indicam maior gravidade, nomeadamente:

  • Edema localizado;
  • Tensão aumentada do tecido ao redor;
  • Equimose (mancha de sangue) ou hematoma, aparecem em lesões de maior extensão e gravidade.

COMO PREVENIR AS DORES MUSCULARES?

Para prevenir as dores musculares deve:

  1. Ter uma atividade física regular.
  2. Hidratar-se adequadamente.
  3. Fazer alongamentos da musculatura e aquecimento correto antes de iniciar qualquer prática de desporto.
  4. Fazer exercícios de relaxamento, como yoga.
  5. Manter uma postura correta ao sentar, correr e caminhar.

 

COMO TRATAR AS DORES MUSCULARES?

Para tratar as dores musculares, não se esqueça que o descanso é essencial, uma vez que tem um efeito reparador sobre os músculos. Aliás, o músculo em repouso consegue recuperar mais facilmente. Além disso, pode recorrer às seguintes formas de tratamento:

Gelo: Deve ser utilizado quando há inflamação, dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição das funções de força e/ou movimento. O gelo ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Deve ser feita a aplicação de bolsa de gelo, durante 15 minutos, 3 vezes ao dia, pode-se ainda fazer a imersão em água fria, também em sessões de 15 minutos, com temperatura por volta dos 10 ºC.

Calor: A bolsa de água quente serve somente em casos de tensão crónica da musculatura. Isto é, quando há tensão muscular que provoca dor e a diminuição da mobilidade. O calor alivia temporariamente a contração muscular excessiva.

Massagens: Fazer massagens também pode aliviar as dores musculares, pois elas ocorrem pela degradação das fibras musculares e da libertação natural de ácido láctico. Massajar a zona dorida ajuda a diminuir a concentração desse ácido.

Medicamentos: As dores musculares de caráter temporário, assim como as provocadas pela contração muscular em casos de traumas, podem ser aliviadas através da toma de analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares.

Nenhum tratamento deve ser feito de forma prolongada, em caso de dor persistente deve sempre procurar o seu médico.

 

QUANDO DEVE PROCURAR UM MÉDICO?

As dores musculares, normalmente, são de natureza benigna. Em caso de dores persistentes deve consultar o seu médico, pois pode-se tratar de um doença de natureza muscular ou óssea.

2020-01-29T02:43:18+00:00Janeiro 29, 2020|Fitness|