Primeiros Socorros: Queimaduras

As queimaduras são uma crise de saúde pública em todo o mundo. A cada cinco segundos, alguém recebe uma queimadura grave. Isso representa quase 11 milhões de pessoas a cada ano. Mesmo para aqueles que sobrevivem, as queimaduras, inclusive as relativamente menores podem causar incapacidades permanentes. Você sabe o que fazer quando alguém se queima?   Você nunca sabe quando pode acontecer com alguém ao seu redor. Uma queimadura não apenas precisa de atenção imediata, mas também deve ser adequada para não piorá-la.

Como Socorrer queimaduras menores

As queimaduras menores são pequenas (menos de 3 polegadas ou 7,5 centímetros). Estas podem incluir queimaduras de primeiro grau, nas quais apenas se queima a camada mais superficial da pele (normalmente a pele se vê avermelhada, resseca e existe dor, mas não há bolhas). E as queimaduras de segundo grau nas quais se queima a segunda camada da pele (também há dor e podem ser vistas bolhas). Nesses casos, geralmente você pode oferecer primeiros socorros caseiros. Vamos conhecê-los?

“Analise a Queimadura: Não entre em pânico e tire alguns segundos para tentar identificar que tipo de queimadura é”

Arrefeça: Coloque a parte queimada sob água fria corrente. Se não for possível, mergulhe em água fria ou coloque compressas húmidas para diminuir o calor na pele e acalmar um pouco a dor. Seja o que for, nunca coloque gelo.

Cubra a ferida: Para evitar uma infecção e para proteger a ferida, cubra a queimadura com uma gaze esterilizada ou um pedaço de pano limpo. Não rompa as bolhas, pois podem se infectar, e lembre-se de não usar algodão, porque se adere à ferida e a irrita.

Cuidado com as pomadas: Quando a pele se abre pela queimadura, não use nenhuma pomada nem loção. Se a queimadura for pelo sol e não tem bolhas, você pode usar uma loção para refrescar a pele e reduzir a dor. Você também pode aplicar essa loção ou um creme hidratante em outro tipo de queimadura sem ferida, mas apenas dois ou três dias depois. Aplicar Avene Cicalfate Creme reparador pode ajudar. Veja aqui >.

Calmante: Alguns medicamentos ajudam a aliviar a dor.

Deixe curar: Geralmente as queimaduras menores se curam sozinhas. Mas se por algum motivo vir que está a infectar, consulte o seu médico para obter ajuda.

Como socorrer queimaduras maiores

As queimaduras maiores já são um assunto mais sério, pois se referem a queimaduras de terceiro grau, onde se queimam todas as camadas da pele. Existem até as de quarto grau onde se queimam até os músculos, mas, felizmente, estas são muito raras. As queimaduras maiores também podem ser queimaduras de segundo grau, mas maiores ou em áreas extremamente sensíveis, como o rosto, as mãos, os pés ou a virilha. Quando tem uma queimadura grande, precisa encontrar ajuda médica de emergência.

“Se a sua roupa pegar fogo, não corra. Pare, caia no chão e role no chão de um lado para o outro e não tire a roupa que se colou à sua pele.”

procedimento-roupa-pega-fogo

Sinais vitais: Certifique-se de que a pessoa está respirar e tem pulso. Se não, você precisa começar os primeiros socorros, conhecida também por reanimação ou ressuscitação cardiopulmonar que inclui respiração boca a boca e compressões cardíacas para que o coração continue bombeando sangue. Seria bom se você ou alguém da família fazererem um curso de primeiros socorros.

Emergência médica: Quando o fogo tiver apagado, chame a ajuda médica de emergência ou corra para o hospital mais próximo imediatamente, ou pelas nossas farmácias – estamos aqui >.

Trate a ferida: Ao contrário das queimaduras menores, não mergulhe na água! Além disso, evite respirar ou tossir sobre a queimadura, não aplique nenhum tipo de pomada, creme ou loção e evite romper as bolhas. Em vez disso, enquanto chegam os paramédicos, cubra a queimadura com gaze esterilizada ou um pedaço de pano limpo o mais rápido possível para evitar que se infecte ou esfregue contra algo. Se a queimadura for muito grande, uma folha molhada pode servir, e se afetou os dedos das mãos ou pés, separe-os com a gaze para que as feridas não se colem.

Atendendo a vítima: Durante a espera, acomode a vítima de preferência com os pés elevados, ou, pelo menos, com a área queimada acima do nível do coração. Evite a todo custo apoiar no lado que tem a queimadura. E se as queimaduras são nas vias respiratórias, não coloque uma almofada sob a cabeça, pois pode fechá-las e parar a respiração.

 

Considerações Finais

médico-queimaduras
Reagir rapidamente e de forma adequada pode fazer a diferença para a pessoa que sofreu uma queimadura. Por isso, é melhor estar preparado para ajudar seus entes queridos a sair bem de uma situação como esta. Agora você já sabe o que fazer em situações de queimaduras!

2017-06-08T19:52:28+00:00Junho 8, 2017|Saúde Geral|