Pescoço Saudável

A dor no pescoço pode ser uma dor bastante incómoda, esta dor pode ser originada a partir de vértebras cervicais, vasos sanguíneos, músculos e tecido linfático, embora também possam originar-se em outras áreas do organismo. A localização, o início da dor no pescoço ajudam a determinar a sua origem e causas.

 

 

O QUE SIGNIFICA UMA DOR DE PESCOÇO?

 

As dores no pescoço são literalmente dores nos músculos e articulações situados na região do pescoço. A dor posterior no pescoço é uma queixa comum, que acontece principalmente como uma consequência de:

  • Má postura, como ao usar o computador ou ficar curvado em uma bancada. 
  • Artrite
  • Doenças reumáticas também podem causar dor no pescoço. 

Em alguns casos, a dor no pescoço pode ser sintoma de um problema mais sério. Procure atendimento médico se a dor é acompanhada por dormência e formigante, perda de força nos braços ou dor no peito..

 

 

O QUE PODE CAUSAR AS DORES DE PESCOÇO?

 

A dor no pescoço geralmente é causada por atividades que envolvem movimentos repetidos ou posturas prolongadas do pescoço. Isso pode resultar em uma fadiga, uma entorse ou um espasmo dos músculos do pescoço. Essas atividades podem ser:

  • Segurar a cabeça em uma posição para frente ou para trás por longos períodos de tempo, por exemplo enquanto trabalhava, lê ou fala ao telefone.
  • Dormir em um travesseiro muito alto ou baixo, que não acomoda seu pescoço.
  • Dormir de barriga para baixo com o pescoço torcido ou dobrado.
  • Passar longos períodos descansando a cabeça em seu punho ou braço na posição vertical.
  • Trabalho ou exercício que usa a parte superior do corpo e braços, como pintar o tecto.
  • Stress e estar focado intensamente em uma tarefa pode causar dor no pescoço. A tensão pode desenvolver-se em um ou mais dos músculos da cabeça, pescoço e ombros.

 

 

COMO ALIVIAR AS DORES DE PESCOÇO?

 

A dor no pescoço pode resultar de várias causas, como má postura no trabalho ou na hora de dormir, stress ou lesões. Todos nós estamos propensos a sofrer de dor no pescoço em algum momento de suas vidas e, esse problema, dependendo do grau, pode impedir-nos de realizar nossas atividades diárias normalmente.

Relaxamento: Um dos passos mais importantes quando o pescoço dói é fazer com que os músculos dessa região que estão tensos, relaxem. Para fazer isso você precisa realizar alongamentos, sempre tendo em mente que você deve fazê-los com muito cuidado, pois é uma área muito delicada.

Calor: O calor vai ajudar a reduzir o desconforto e a dor. Você pode aplicar o calor usando uma manta eléctrica, no chuveiro ou usando uma toalha molhada na água morna. Para ser mais eficaz, você deve manter a mesma posição durante pelo menos cinco minutos.

Banho: Um banho quente vai aliviar a tensão em todo o seu corpo e aliviar a dor no pescoço. Mergulhe em uma banheira, pelo menos, 15 minutos para relaxar todos os seus músculos.

Massagem: Uma massagem suave nessa área, com um creme com efeito de calor, geralmente tem um efeito calmante positivo.

Se a dor no pescoço persistir por vários dias é recomendável consultar um especialista para iniciar um tratamento específico..

 

 

COMO PREVENIR AS DORES DE PESCOÇO?

 
  • Dormir em um colchão firme, evitar as almofadas muito grossas ou usar uma almofada cervical
  • Use cadeiras firmes que forneçam um apoio adequado em parte inferior das costas
  • Coloque o monitor ao nível dos olhos para alcançar posição adequada
  • Acostume-se a levantar objectos correctamente, dobre os joelhos e mantenha as costas rectas
  • Não segure o telefone com o pescoço, não fique muito tempo na mesma posição, faça pausas.

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não podemos deixar que certas dores limitem ou impeçam-nos de realizarmos nossas actividades do dia a dia. Uma dor no pescoço pode ser muito incómoda, mas como vimos é um problema fácil de ser evitado e tratado. O que devemos sempre estar atentos é com nossa postura, evitando ao máximo situações que criem tensão nos músculos e provoquem dores no corpo.

2016-08-25T00:00:00+00:00Agosto 25, 2016|Saúde Geral|