Rico em antioxidantes o café ajuda a proteger o coração prevenindo doenças cardiovasculares. O seu efeito no aumento da pressão arterial é sobretudo encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, fumadores ou em quem já tem diagnóstico prévio de tensão alta.
O café ajuda a combater o cansaço e a depressão, melhorando o humor e a disposição. Para obter todos os benefícios da bebida, o ideal é consumir entre 50 e 60 ml por dia, o equivalente a 3 ou 4 chávenas diárias.
- Benefícios do café para a saúde
- Protege o coração;
- Melhora a memória;
- Combate dores de cabeça e enxaqueca;
- Combate o cansaço;
- Previne a depressão;
- Alivia o stress e melhora o humor.
O café pode ser consumido ao longo do dia após as refeições ou juntamente com os lanches. Não deve, no entanto, substituir o lugar do leite, fundamental para ter ossos fortes.
O mito de que café com leite faz mal, não passa disso mesmo.
A mistura de café com leite não é perigosa, pois 30 ml de leite já são suficientes para fazer com que a cafeína não atrapalhe a absorção do cálcio do leite.
O erro está em deixar de consumir leite para só consumir café. Em pessoas que consomem a quantidade adequada de cálcio por dia, a cafeína não provoca qualquer deficiência em cálcio.
O café instantâneo também não traz riscos à saúde, podendo ser consumido em quantidades moderadas para não provocar insónia e palpitações.