Mito: Automedicação sem problemas

Quem é que nunca tomou um medicamento apenas porque um amigo ou um familiar também tomou? Muitas vezes caímos na tentação de perguntar a amigos e família o que devemos tomar para uma dor de barriga, para uma dor de cabeça, para uma febre… mas isso pode ser perigoso.

O que faz bem e é indicado para determinada doença ou mal-estar de uma pessoa, pode não fazer bem a outra. Pior ainda, pode até fazer mal. Todos os medicamentos devem ser indicados por um médico ou, na ausência do médico, por um farmacêutico habilitado.

Tomar medicamentos sem conselho especializado é mesmo um problema de Saúde Pública em todo o mundo, não só em Angola. Há muitas intoxicações provocadas por medicamentos que são tomados sem acompanhamento, porque as pessoas não sabem se é o medicamento indicado para o seu problema nem sabem a dose que devem tomar.

 

Todos os medicamentos devem ser indicados por um médico ou, na ausência do médico, por um farmacêutico habilitado.

 

Usar um medicamento de forma incorrecta, ou o medicamento errado, pode mesmo agravar o estado da doença e pode esconder sintomas que são importantes para fazer o tratamento correcto.

Os antibióticos nunca devem ser usados sem indicação médica e há remédios que podem interferir com outros medicamentos que estão a ser tomados, impedindo que façam efeito ou provocando reacções excessivas.

Quando se sentir doente procure sempre um médico. Se for uma situação mais leve, como uma constipação, procure o conselho do farmacêutico. Veja as nossas farmácias aqui >. Mas nunca tome medicamentos sem conselho de um especialista e não compre medicamentos na rua.

2017-06-08T22:05:27+00:00Março 23, 2015|Mitos|