O Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA) acaba de lançar uma campanha de sensibilização e recrutamento de dadores de sangue, designada “Clube de Amigos da Vida”.
Paulo Luvangamo, director do INEMA na Huíla, adiantou à imprensa que a campanha visa conseguir dadores permanentes, tendo em vista a criação de um banco de sangue capaz de servir as unidades sanitárias locais.
Para já o objetivo inicial – chegar aos cem membros – parece ter sido alcançado, com o recrutamento de noventa e três dadores de sangue, entre jovens e adultos, no passado fim de semana.
Esta é a primeira acção de mobilização de dadores de sangue que o INEMA realiza na província da Huíla. O programa vai dar apoio não só ao Hospital Central do Lubango mas também à Maternidade e ao Serviço de Pediatria.
Recorde-se que na cidade de Lubango as mortes por escassez de sangue, oriundas sobretudo de acidentes de viação, têm sido uma constante.
Segundo Paulo Luvangamo a campanha de sensibilização e mobilização deverá estender-se a outros municípios já a partir de Outubro.
Para fazer parte do Clube de Amigos da Vida deverá preencher os seguintes requisitos: idade igual ou superior a 18 anos, peso superior a 60 quilos e estar de boa saúde. Está ainda prevista a realização de um rastreio aos voluntários para avaliação do seu estado clínico.