Kiwaba Nzoje: novo hospital municipal

Os munícipes de Kiwaba Nzoje já têm um novo hospital, que começou a funcionar na passada quarta-feira. A população está satisfeita e algumas autoridades tradicionais consideram esta obra importante para a qualidade de vida dos cidadãos, pela melhoria da assistência médica e de medicamentos. Este município, que tem apenas a comuna de Mufuma, tem cerca de dez mil habitantes.

O novo hospital tem 90 camas e dez salas de consulta. Tem também maternidade, farmácia, um laboratório de análises clínicas, raio-x, bloco operatório, banco de doação de sangue, estomatologia, electrocardiogramas e morgue com seis gavetas, entre outras valências.

O hospital foi inaugurado pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, e o Soba da Aldeia Cambo Cafuxi, Mateus Quimuanga, considera que este é um dos maiores ganhos que aconteceu nos últimos tempos para o município.

Antes, toda a população tinha de recorrer à cidade de Malanje, por causa dos serviços insuficientes do antigo hospital. O novo empreendimento vai minorar o sofrimento das populações e o Soba João Bernardo Ngola, refedor da Aldeia Dengue a Ngola, reconheceu os esforços empreendidos pelo governo na construção das novas instalações hospitalares para o atendimento aos municípios de Kiwaba Nzoje, Cahombo, Kunda-dia-base e Marimba.

As informações são da agência Angop.

2017-06-08T20:02:05+00:00Fevereiro 9, 2015|Notícias|