A directora administrativa do Hospital Pediátrico de Menongue, Rosa Maria Jamba, assegurou que a unidade sanitária tem condições médicas e medicamentos para atender possíveis casos de emergência durante a passagem do ano.
A responsável garantiu que, para o efeito, está criada uma equipa de técnicos de enfermagem que inicia a trabalhar até ao dia 05 de Janeiro de 2017, com um suporte de 20 supervisores, numa escala diária de cinco membros.
Rosa Maria Jamba, tendo em conta época de chuva, exortou as mães para levarem as crianças às unidades hospitalares tão logo qualquer doença se manifeste, o que tem sido o contrário, para quem este atraso pode resultar em morte. Acrescentou que, nesta época de chuva, as enfermarias e até os corredores têm sido usados, devido a demanda, mas que ainda assim o hospital tem respondido satisfatoriamente.
Informou que o atendimento diário vai de 200 a 250, em que 15 a 20 crianças são internadas, tendo como principais patologias a malária, doenças diarreicas agudas, doenças respiratórias agudas.