Exercício Físico Durante a Gravidez

Poderá uma mulher grávida praticar desporto? A grávida é uma pessoa normal. Simplesmente está a gerar um ser humano e temos de ter cuidado. Mas, caso tenha autorização médica, há exercícios que trazem benefícios tanto para a mãe como para o bebé. O exercício físico é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente e é, por isso, um ótimo aliado durante a gravidez

 

 

PORQUE DEVEMOS FAZER EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE A GRAVIDEZ?

 

A prática de exercício físico durante a gravidez reduz o stress e a ansiedade e produz endorfinas, uma substância natural produzida depois de uma actividade física que dá uma sensação de bem-estar e felicidade. O exercício físico permite controlar o ganho de peso, ajuda na altura do parto, não só na parte da força mas também da respiração. O mais importante é ouvir o feedback da mulher ao longo do treino e interromper sempre que necessário.

 

 

 

COM QUE TEMPO DE GRAVIDEZ SE PODE COMEÇAR O EXERCÍCIO FÍSICO?

 

Todas as grávidas devem aconselhar-se junto do seu médico sobre a prática de atividade física, sendo que todas as grávidas sem prática de atividade física anterior à gravidez devem aguardar pelas 12 semanas para então iniciarem alguma atividade. Todas as mulheres que sempre praticaram atividade física no período anterior a gravidez podem continuar a praticar no primeiro trimestre com as devidas alterações, sempre com a autorização médica e acompanhadas por um profissional especializado.

 

 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE ACTIVIDADE FÍSICA DURANTE A GRAVIDEZ?

 

Nos dias de hoje com a crescente consciencialização da importância da prática de exercício físico na vida de pessoas, algumas guias foram alteradas, relativamente ao treino durante a gravidez, com fantásticos benefícios, tais como:

  • Evita os mal-estares típicos deste período. 
  • Alivia as dores da coluna e costas, corrige as más posturas que se possam adotar à medida que a barriga cresce.
  • Previne e melhora a hipertensão. 
  • Previne o aumento exagerado de peso durante a gravidez.
  • Ajuda a prevenir o surgimento de varizes e celulite. 
  • Facilita ter um parto melhor. Os músculos do pavimento pélvico e o períneo estão debilitados devido à ação da progesterona extra que o corpo produz neste período. Realizar exercício específicos ajuda a preparar esta região tão importante pata o trabalho de parto. 
  • Reduz o stress e melhora o humor. 
  • Prepara para a amamentação. 
  • Exercitar os músculos dos braços, bíceps, tríceps e deltóides é muito importante, dado que participam ativamente no momento de segurar o bebé.

 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE ACTIVIDADE FÍSICA PÓS-PARTO?

 

A prática de atividade física numa gravidez saudável é vista como benéfica para ajudar a mulher a ter um parto sem complicações e a facilitar a sua recuperação pós-parto. 

  • Melhorará o retorno venoso nos membros inferiores, evitando as varizes e as telangiectasias. 
  • Fortalecerá os músculos do abdómen do pavimento pélvico.
  • Fortalecerá o coração, os pulmões e os ossos, ao mesmo tempo que controlará a pressão sanguínea, o colesterol e o açúcar no sangue. 
  • Ganhará energia, força e flexibilidade, o que lhe dará mais segurança. 
  • Retomará mais facilmente as suas tarefas habituais. 

 

 

QUE EXERCÍCIOS SÃO RECOMENDÁVEIS DURANTE A  GRAVIDEZ?

 

Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o stress físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebé nascer. Sem contar que ajuda a melhorar o humor, com a libertação da serotonina, o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase. Não pratique desportos em que corra o risco de cair ou levar impactos. Os mais benéficos são atividades mais amenas, tais como:

Caminhadas: Caminhar é um dos exercícios mais fáceis de praticar e com inúmeros benefícios, é uma das modalidades que as grávidas podem efectivamente praticar ao longo de toda a gravidez. Aproveite para caminhar quando o tempo estiver bom e escolha locais bonitos, que lhe dêem prazer. Um hábito diário que assegura a saúde cardiovascular de todas as grávidas e bons níveis de energia, contribuindo assim para um estado equilibrado.

Atividades aquáticas: O exercício físico dentro de água pode ser muito relaxante para a mãe e para o bebé, sendo uma boa opção para todas as grávidas. Existem várias opções por onde escolher, desde a natação à hidroginástica, que contribuem para uma boa forma física, associada à flexibilidade, mas também à leveza e ao bem-estar da mulher.

Bicicleta estática: A bicicleta é uma boa aliada da mulher grávida, pois dá-lhe resistência física, tonificando o seu corpo e aliviando a sensação de pernas pesadas. Contudo, como existe o perigo de queda, a sugestão passa pela utilização de uma bicicleta estática, que pode ser usada no conforto de casa.

Exercícios localizados de baixa intensidade: Os exercícios localizados de baixa intensidade são uma boa opção para qualquer grávida que queira manter a boa forma ao longo dos nove meses de gestação, uma vez que esta modalidade trabalha todo o corpo, o que traz benefícios para a saúde e para o desempenho físico. Porém, deve optar por aulas com exercícios de baixa intensidade ou então especificamente pensadas para grávidas.

Yoga: O yoga é caracterizado pelos seus exercícios respiratórios, associados à postura corporal, pelo que ajuda bastante as grávidas, pois, para além de contribuir de forma significativa para um bem-estar tranquilo e relaxado, promove uma postura adequada e facilita o controlo da respiração, o que é fundamental durante o trabalho de parto.

Alongamentos: As aulas de alongamentos consistem em realizar exercícios de alongamento que contribuem de forma significativa para o relaxamento muscular e, consequentemente, para a tonificação do corpo, associada a uma diminuição do stress e a uma melhoria da circulação sanguínea. Os praticantes de alongamentos apontam ainda outros benefícios, como a postura corporal, que é essencial para o bem-estar da grávida.

 

 

QUE CUIDADOS DEVEMOS TER EM ATENÇÃO?

 

No entanto deve estar bastante atenta a cuidados que são obrigatórios para que a sua gravidez seja perfeita, como também a sua saúde e do seu bebé. Antes de iniciar um programa de atividade física, certifique-se que tem a permissão do seu médico e procurar um profissional especializado para o acompanhamento. Conheça vários cuidados a ter:

  • Se não praticava exercício físico antes da gravidez, deverá começar com exercícios mais simples e durante um menor período de tempo.
  • Não deve exceder os 60 minutos de exercício e, caso se sinta cansada, deve parar imediatamente.
  • Se não conseguir manter uma conversa durante o exercício físico, está a exagerar e deve abrandar.
  • Se sentir qualquer tipo de dor, desconforto ou mal-estar durante a prática de qualquer tipo de exercício físico, deve parar imediatamente.
  • Inicie sempre qualquer atividade física com um período de aquecimento, para evitar lesões.
  • Tenha o cuidado de se alimentar de forma adequada, antes e depois do exercício físico.
  • Mantenha-se hidratada ao longo de toda a atividade física.
  • Evite ficar com muito calor/muito suada.
  • Opte sempre por roupa larga e confortável.
  • Evite movimentos bruscos como saltos, voltas, levantar-se repentinamente e estar muito tempo deitada de costas.
  • Termine sempre qualquer atividade física com um período de relaxamento.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O exercício físico é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente e é, por isso, um ótimo aliado durante a gravidez, pois ajuda a ultrapassar alguns dos problemas com que as grávidas se confrontam, nomeadamente os problemas com a circulação sanguínea e o cansaço. Para além disso, sabe-se que as mulheres que praticam exercício físico com regularidade têm, por norma, partos mais fáceis, pois o seu corpo está mais forte e, consequentemente, melhor preparado para esse esforço. De realçar, ainda, que será também muito mais fácil recuperar a silhueta, depois de o bebé nascer.

2017-06-08T20:06:16+00:00Janeiro 29, 2017|Fitness|