Diamante gigante em Angola

Foi descoberto um diamante gigante em Angola, com 12,61 gramas, o que equivale a mais de 63 quilates. Uma gema excepcional e rara que foi extraída da mina do Lulo, na província da Lunda Norte, pela empresa australiana Lucapa Diamond Company.

Esta empresa tem como parceiros angolanos a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama, uma empresa estatal) e o grupo privado Rosas & Pétalas.

O diamante extraído é de qualidade excepcional e de acordo com a empresa multinacional além da sua dimensão faz também parte da categoria mais rara do mundo e a maior gema descoberta desde que foram iniciados os trabalhos de produção comercial no Lulo, em Janeiro deste ano. Este achado demonstra que há potencial para a descoberta de outros grandes diamantes.

Entre Janeiro e Março a mina do Lulo produziu 1.317 diamantes, de acordo com a Lucapa Diamond. Segundo o Ministério das Finanças angolano cada quilate de diamante foi vendido em 2014 por mais de 146 dólares, em média.

Ainda na fase de prospecção a empresa australiana já tinha descoberto dois outros enormes diamantes, tendo um cerca de 131 quilates e o outro mais de 95. Por isto, a expectativa sobre esta exploração é muito grande.

2017-06-08T20:01:27+00:00Abril 27, 2015|Notícias|