Resumidamente, as cáries são deteriorações nos dentes. Para além da possível origem genética poderão ser causadas pelos hábitos de vida, designadamente no que respeita à higiene oral.
As cáries podem ser de 3 tipos: a coronária, a radicular e a recorrente.
As mais comuns são as cáries coronárias, ou seja, as que normalmente se localizam nas superfícies ou entre os dentes. Com o avanço da idade tendem a aparecer as radiculares. Nesta circunstância as gengivas tendem a retrair-se, deixando as raízes expostas. As cáries recorrentes localizam-se normalmente em volta das coroas e das restaurações, devido à placa que se acumula nessas zonas.
As cáries exigem tratamento já que a dor e o mau hálito, para além de outras complicações, se tornam inevitáveis. Por isso o ideal é mesmo a aposta na prevenção, desde a mais tenra idade.
Deixamos-lhe algumas dicas sobre como evitar a cárie e conseguir um sorriso de estrela:
- Abuse do consumo de alimentos com fibras, como a cenoura, o pepino e a maçã. Ao reduzirem a acidez da boca já estão a prevenir eventuais cáries;
- Evite os doces e os refrigerantes e lave os destes sempre depois de os consumir;
- Lave os dentes pelo menos três vezes por dia;
- Não dispense o uso de fio dental, sobretudo antes de dormir. A sua eficácia na remoção da placa bateriana, deve complementar um eficaz trabalho de escovagem;
- Seleccione com rigor os produtos de higiene que utiliza: escovas, dentífricos e outros produtos de limpeza. Tenha em atenção as recomendações dos especialistas.
- Visite o dentista regularmente.
E já sabe, numa qualquer farmácia MS-Moniz Silva poderá encontrar todos os acessórios de higiene oral, para que os seus dentes continuem a iluminar o seu sorriso.