É certo que a alimentação tem influência direta sobre todas as funções do nosso organismo. Alguns alimentos, graças às suas propriedades nutricionais, podem estimular o bom funcionamento de alguns órgãos ou funções. Fique a conhecer uma lista de bons alimentos que podem ajudar a preservar a sua memória e a estimular o seu cérebro.
ALIMENTOS BENÉFICOS PARA A MEMÓRIA
SALMÃO, SARDINHA, CARAPAU, ATUM
Todos são conhecidos por serem excelentes fontes de ómega-3 (mais concretamente de ácido docosa-hexaenoico – DHA), o que faz deles bons alimentos para a memória, visto que estimula o bom funcionamento dos neurónios e melhora capacidade do cérebro para reter informações.
FRUTOS SECOS
Sejam nozes, amêndoas ou avelãs. Estes frutos são ricos, não só em ómega-3, mas também em ómega-6 e vitaminas B6 e E, nutrientes importantes no bom funcionamento cerebral, na prevenção da demência e estimulação da memória.
A vitamina E, em particular, atua a nível da diminuição do envelhecimento das células do cérebro, protegendo-o de radicais livres.
CHOCOLATE PRETO
Quando se fala em alimentos para a memória, temos que falar do chocolate preto, pois este é rico em flavonoides, antioxidantes importantes para melhorar as funções cognitivas. Não só ajuda a preservar a memória e melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, como ainda protege o cérebro dos radicais livres, sendo útil na prevenção de doenças do foro mental.
ABACATE
Rico em gorduras monoinsaturadas, ómega-3, ómega-6, potássio e vitaminas E e K, o abacate é um dos melhores alimentos para a memória.
MORANGO, MIRTILOS, AMORAS
A fisetina existente nestes frutos é outros dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento da memória. A fisetina é um flavonoide que melhora a comunicação entre neurónios.
De acordo com alguns estudos recentes, a fisetina atua a nível da diferenciação das células nervosas, o que tem uma influência direta no bom funcionamento das funções cognitivas, como a memória, o raciocínio e a atenção.
CAFÉ
Se consumido com moderação pode ser um bom aliado do seu cérebro. Não só ajuda a aumentar a concentração, como ajuda no estado de alerta e até pode estimular a memória. Alguns estudos defendem ainda que o consumo de café pode mesmo ajudar a diminuir o risco de vir a sofrer de doenças neurológicas degenerativas.
ESPINAFRES
Fontes de vitamina E e ácido fólico, os espinafres são bons aliados do cérebro, uma vez que contribuem para desacelerar os efeitos do envelhecimento das células cerebrais e ainda podem prevenir o desenvolvimento de certos tipos de tumores e células cancerígenas.
OVO
É rico em nutrientes benéficos para o organismo, como ácido fólico ou vitamina B12. Mas não só, a gema do ovo é uma boa fonte de colina, uma substância associada à prevenção do declínio mental, decorrente do envelhecimento, e que ainda ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer.
BATATA-DOCE
Além de ser um alimento saboroso, a batata-doce tem inúmeros benefícios para a sua saúde, nomeadamente para a saúde da sua memória. Rico em vitaminas B e C, zinco, ferro, minerais, antioxidantes, polifenóis e, principalmente, carotenos, a batata-doce é altamente nutritiva. Da sua composição consta ainda a vitamina B3 (niacina) que atua a nível da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormonas que regulam a memória.
TOMATE
Tal como o morango, os mirtilos e as amoras, o tomate é rico em fisetina, que contribui para o bom funcionamento da memória.
No tomate pode ainda encontrar licopeno, um poderoso antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres. O consumo de tomate está ainda associado à melhoria da qualidade do sono e à prevenção do envelhecimento precoce.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Coma com qualidade e variedade e, de preferência, inclua alguns destes alimentos bons para a memória.