Como Recarregar Energias depois do Exercício

Fazer exercício é Super Saudável para o nosso corpo e saúde, algo que todos devemos fazer independentemente de termos tempo ou não, é indispensável. Mas não podemos ficar por ai, depois de uma sessão de exercício físico, na qual o corpo consumiu hidratos de carbono, gorduras, água e sais minerais, é preciso repor as nossas energias sem comprometer a nossa saúde. Para tal precisamos de conhecer os melhores alimentos que devemos consumir depois do exercício físico.

 

 

VAMOS CONHECÊ-LOS?

 

Água!: O mais vital de todos os alimentos, pois é um alimento básico que deve ser ingerido antes, durante e especialmente depois do exercício físico. Depois de terminar o exercício, deve voltar a beber água até se sentir saciado e hidratado.

Banana: É um dos melhores aliados da recuperação física. Graças aos seus açúcares saudáveis, podemos recuperar energias rapidamente, para além de ser uma enorme fonte de potássio essencial para combater a fadiga muscular.

Pão integral: Depois de uma atividade física intensa, uma fatia de pão integral pode ser o ideal para repor os hidratos de carbono. Mesmo que queira perder algum peso, não pode põr de parte por completo a ingestão destes nutrientes super completos. Lembre-se, são os hidratos de carbono que o ajudam a manter-se ativo para recuperar a forma ideal.

Leite: Quando realizamos certos exercícios podemos danificar as fibras dos músculos, compostas por proteínas e aminoácidos. Por isso, o leite é uma boa opção para recuperar essas perdas. Pois é rico em proteínas, cálcio e vitamina D.

Queijo fresco: Tal com o leite, o queijo fresco é rico em águas e proteínas. Opte sempre pelas versões 0% gordura. Junte tomate, alface, pepino ou outro vegetal e coma uma sandes saudável.

Cenoura: A atividade física gera radicais livres e nada como a cenoura para combater os seus efeitos prejudiciais ao organismo. Extremamente rica em sais minerais, é também uma enorme fonte de vitamina A.

Tomate: Trata-se de uma excelente opção para repor líquidos. Por outro lado, reposiciona os níveis de vitaminas e minerais essenciais, para além de ser rico em água. O licopeno presente no tomate ajuda igualmente a combater os radicais livres.

Peru: Com pouca gordura, a carne de peru é o alimento essencial para devolver as proteínas ao seu corpo mantendo os músculos em perfeitas condições. Algumas fatias acompanhadas com tomate e alface e tem uma sandes saudável e deliciosa.

Atum: Tal como peru, o atum é outro alimento muito consumido no mundo do desporto. É rico em vários tipos de aminoácidos e proteínas.

Melão e Melancia: Estas frutas são extremamente ricas em água e proporcionam a absorção rápida de vitaminas e sais minerais.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Imediatamente após o exercício, os músculos activos estão preparados para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Esse é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e ao armazenamento de energia. É de extrema importância repor os nutrientes gastos para garantir uma ótima recuperação e evitar o catabolismo muscular.

2017-04-10T22:33:39+00:00Junho 14, 2016|Artigos e Dicas, Nutrição|