Ciclismo…Duas Rodas que Dão Vida

Andar de bicicleta é uma atividade física adorada por muitos tanto individualmente quanto em grupo com amigos ou família. É um exercício tão especial que pode ser praticado com segurança por pessoas de qualquer idade, com bom condicionamento físico ou não. Pedalar estimula o sistema imunológico ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. Previne doenças crónicas como a obesidade, colesterol alto, reduz os níveis de triglicérides, relaxa e combate o stress.

 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CICLISMO?

 

Para quem não pode, não consegue ou não gosta de correr, por exemplo, pedalar é uma excelente alternativa de exercício aeróbico. Uma pedalada leve queima cerca de 400 calorias por hora. E, por não causar tanto impacto nas articulações, oferece menos riscos de lesões do que a corrida. Conheça os seus benefícios:

Combate o stress e depressão: As contracções cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão. 

Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor erecção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa. 

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

Melhora as suas costas: O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se extendam e comprimam constantemente.

Faz ser mais feliz e ter bom sono: Pedalar estimula a libertação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 

Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL, além dos triglicerídeos. 

Evita o enfarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é factor de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao enfarto agudo do miocárdio.

Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronárias. 

Aumenta a imunidade: com a melhora na contracção cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. 

Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

Garante a boa forma: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 

 

 

COMO ESCOLHER UMA BICICLETA?

 

Se for sua primeira bicicleta e especialmente se tiver intenção de pedalar pelas ruas, prefira um modelo de “bicicleta montanha”. É mais confortável e você tem mais controlo sobre ela. Seja para passeio, para treino ou como transporte, a bicicleta deve ter o mínimo de qualidade e estar bem ajustada ao ciclista, até para facilitar a postura ao guiá-la. Uma bicicleta inadequada pode provocar dores e lesões. Além disso, deve sempre investir em equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas, além de equipar a bicicleta com detalhes como buzina e luzes dianteira e traseira para que possa pedalar a qualquer hora do dia e noite em segurança. 

 

 

 

 

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER?

 

Ao seguir estes cuidados, pode-se tirar um melhor proveito desta atividade física, no entanto, antes de iniciar qualquer tipo de exercício é aconselhada uma consulta médica para verificar a saúde do coração. Alguns cuidados importantes para andar de bicicleta de forma segura são:

  • Ajustar o selim e o guidom na altura correta. O ideal é que, ao pedalar, os joelhos consigam ficar quase esticados e que seja possível pedalar com as costas rectas e não curvadas. Uma boa dica é ficar ao lado da bicicleta e ajustar o selim na mesma altura do quadril;
  • Começar devagar. Quem não está habituado a andar de bicicleta não deve pedalar por mais de meia hora para não forçar demais as pernas. Quando o corpo começar a se habituar e andar de bicicleta estiver ficando muito fácil, ajustar a marcha para uma mais forte ou mudar o caminho, preferindo ruas com alguma subida;
  • Ter uma garrafa de água para beber enquanto anda de bicicleta para se manter hidratado;
  • Passar um protetor solar em toda pele exposta ao sol e, se possível, usar óculos de sol para não forçar a sua visão;
  • Verificar se os pneus estão devidamente cheios e o estado de conservação da bicicleta para evitar acidentes;
  • Procurar um local seguro para andar de bicicleta. Como nem todas as ruas possuem ciclovias, é melhor optar por ruas menos movimentadas, à beira mar;
  • Indispensável o uso de um capacete para proteger a sua cabeça em caso de quedas.

 

 

ONDE DEVEMOS PEDALAR?

 

Ar Livre: Pedalar ao ar livre num ambiente agradável e mais divertido. O exercício também consegue ser mais completo. Pedalar ao ar livre, você estimula mais as suas capacidades motoras e de coordenação, como destreza, equilíbrio, reacção e ritmo. Mas é importante lembrar que a rua também envolve riscos devido a obstáculos ou até mesmo outras pessoas no seu caminho. Logo não se esqueça de escolher um trajecto com menos trânsito de veículos e ciclovias e planeie o seu trajecto de ida e volta antes de sair de casa. Também prefira pedalar de manhã cedo, quando o fluxo de veículos e pessoas nas ruas é menor. 

Ginásio: Pedalar no ginásio, irá eliminar fatores externos como o vento, obstáculo, logo permite-lhe uma maior concentração e melhor postura na bicicleta. Irá ter ao seu dispor também uma maior motivação e conforto como temperatura ambiente controlada, variação de cargas e um instrutor. Como a técnica requerida é mínima, você consegue queimar mais calorias e evita contratempos próprios do ciclismo ao ar livre.

 

 

 

QUAL O MELHOR PLANO PARA COMEÇAR A PEDALAR?

 

Se quer ficar em forma experimente andar de bicicleta cerca de 4 horas por semana. Ao fim de umas semanas irá com toda a certeza notar as melhorias que conseguiu retirar desta actividade. Se é iniciante, deverá começar aos poucos e ir aumentando o ritmo à medida que vai progredindo dado começar a notar que as suas capacidades também aumentaram. A grande maioria das pessoas está apta para andar de bicicleta, porém se tem ou teve algum problema de saúde deverá sempre consultar a opinião do seu médico antes de começar a praticar. Conheça os benefícios de uma hora a pedalar:

  • 10 minutos: Melhoria das articulações;
  • 20 minutos: Reforço do sistema imunológico;
  • 30 minutos: Melhoria a nível cardiovascular;
  • 40 minutos: Aumento da capacidade respiratória;
  • 50 minutos: Aceleração do metabolismo;
  • 60 minutos: Controlo de peso, anti-stress e bem-estar geral.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada, contribuindo muito para a sua qualidade de vida. Não pode correr? Pedale! 

2016-09-23T00:00:00+00:00Setembro 23, 2016|Fitness|