A palavra cansaço, é utilizada diariamente para descrevermos uma série de males físicos ou psicológicos provocados por diversos factores no nosso dia-dia. Todos nós já nos sentimos cansados e até mesmo esgotados ao final do dia/semana/mês. Vamos perceber melhor o que causa o nosso cansaço ?
O QUE É O CANSAÇO?
O cansaço é uma sensação de falta de energia, de esgotamento ou cansaço físico e/ou mental. A fadiga pode ser uma resposta normal e importante ao esforço físico, stress emocional, tédio ou falta de sono. No entanto, também pode ser um sinal específico de uma desordem psicológica ou fisiológica mais grave. Quando a fadiga não é aliviada por sono suficiente, boa alimentação ou ter um ambiente de baixo stress, deve ser avaliada por um médico.
O QUE PODE PROVOCAR O CANSAÇO?
Existem muitas possíveis causas físicas e psicológicas de fadiga. Algumas das mais comuns são:
- Anemia
- Doenças Virais (como a gripe e constipação)
- Stress
- Depressão
- Falta de sono
- Má alimentação
- Carga de trabalho excessivo
- Exercício físico reduzido ou inexistente
COMO PREVENIR O CANSAÇO?
Alimentação Equilibrada: O corpo precisa de combustível para aguentar o dia e a alimentação tem um papel fundamental. Coma alimentas frescos, proteína magra, frutas e legumes, evitando os açúcares e comidas processadas.
Alimentos Processados: Os alimentos ricos em açúcares, ou todos processados, causam um aumento rápido do nível de açúcar no sangue, seguido de um decréscimo igualmente acentuado. Esta situação fará com que sinta uma repentina falta de energia e um aumento da necessidade de consumir mais alimentos processados para aumentar o seu nível de açúcar no sangue novamente. É um círculo vicioso, por isso deve evitar a ingestão destes alimentos!
Exercício Físico: Tente manter-se ativo e fazer exercício regularmente. O exercício regular também pode ajudar a combater a fadiga, uma vez que a sua prática faz com que o corpo liberte endorfinas que nos fazem sentir bem. É recomendável fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia e pode optar por fazer caminhadas, natação, ou mesmo tarefas domésticas vigorosas. Quanto mais exercício fizer melhor se vai sentir e dormir melhor.
Cuidados antes de dormir: Antes de dormir evite fumar, beber chá quente, café ou bebidas alcoólicas. Apesar de achar que está a relaxar depois não vai conseguir adormecer tão facilmente.
Comer antes de dormir: Tal como o que indicados em cima, evite também comer 2 a 3 horas antes de dormir. Se estiver a fazer a digestão não vai conseguir adormecer tão facilmente.
Rotinas: Tente criar uma rotina de horários para um sono mais contínuo. Evite deitar-se e acordar a horas diferentes, para isso, deite-se sempre à mesma hora e utilize um despertador para acordar à mesma hora. Isto vai ajudar o seu corpo a desligar e a dormir mais tranquilamente.
Relaxe: Ir dormir com o corpo e mente relaxadas é um bom princípio para dormir tranquilamente. Sugerimos que tome um banho quente para relaxar as articulações e músculos, pode também ouvir música suave ou ler um livro para distrair a mente do stress diário.
Não ter distracções no quarto: Evite ter televisão, computador, telefone e outras distracções no quarto. Mantenha o quarto escuro, fresco e silencioso para um sono mais tranquilo.
Conforto: Se dormir num espaço desconfortável, vai ser mais complicado permanecer a dormir. Escolha uma cama, colchão e almofadas confortáveis.
Energia: A sua energia diária é importante para combater a fadiga durante o dia. Se estiver a sentir-se cansada, procure animar-se com pausas curtas no trabalho, ouvir música animada, apanhar um pouco de ar fresco e luz solar. Não evite o pequeno-almoço e o lanche tarde para uma energia extra
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante identificar a causa do seu cansaço para o remediar. Habitualmente, pequenas mudanças no estilo de vida e na dieta podem ajudá-lo a melhorar os sintomas de fadiga ou mesmo interrompê-la. Se o cansaço persistir, então é importante procurar o aconselhamento de um profissional de saúde, médico e/ou farmacêutico.