Especialistas acreditam que a alimentação pode conter o segredo para nos sentirmos mais felizes a cada dia que passa e ainda para assegurar o nosso bem-estar a longo prazo. Uma alimentação inteligente, centrada no consumo de alimentos com os nutrientes certos, pode fazer milagres pela nossa saúde física e emocional.
A ideia é evitar o comportamento comum de passar horas a fio sem comer ou então comer vorazmente quando nos sentimos emocionalmente descompensados. Nestes casos nada como optar por pequenas refeições regulares, para manter os níveis de açucar estáveis, e ainda resistir à tentação dos doces e gorduras. Veja as nossas receitas e dieta aqui.
O QUE COMER PARA SERMOS FELIZES?
PROTEÍNA DUAS VEZES POR DIA
Entre os aminoácidos que compõem as proteínas encontramos o triptofano, necessário à produção de serotonina, o neurotransmissor que controla os estados de espírito, o sono e o apetite.
Incluir proteínas de boa qualidade na dieta diária ajudará a garantir a produção suficiente dos neurotransmissores, tão importantes na regulação do humor.
Opte no peixe, marisco, polvo, lulas, aves, carne vermelha magra, tofu, seitan, leguminosas, sementes e frutos secos.
VITAMINA B6
Níveis baixos de vitaminas B aumentam o risco de depressão. Aposte na banana, abacate, frango e legumes de folha verde e cereais integrais. Não dispense os frutos secos, carne de porco, pimentos e batata.
“Opte por pequenas refeições regulares, para manter os níveis de açucar estáveis, e ainda resistir à tentação dos doces e gorduras.”
HIDRATOS DE CARBONO SAUDÁVEIS
Substitua os hidratos de carbono refinados (pão branco, massa e arroz branco) por cereais integrais, fruta, leguminosas e legumes. Reduza o consumo de açúcar a fim de evitar oscilações bruscas dos níveis de açúcar no sangue – frequentemente associadas a mudanças repentinas de humor e quedas de energia. Veja também os exercícios recomendados para si aqui.
APARELHO DIGESTIVO
Prefira alimentos de fácil digestão, ricos em fibras, e iogurtes probióticos para reforçar as bactérias intestinais. Lembre-se que problemas intestinais são muitas vezes causa de depressões. Beba muita água ou chás sem açúcar. Saiba mais sobre os benefícios da água aqui.
SOL COM MODERAÇÃO
Para ajudar a combater a deficiência em vitamina D, que pode dar origem a estados depressivos, tenha o cuidado de apanhar sol às horas menos perigosas (até às 11h30 e depois das 16h). Porquê não proteger-se com os nossos protetores solares? Veja aqui.