A especialista em Ginecologia e Obstetricia, Ilda Madeiro alerta para o perigo do cancro do colo do útero onde pelo menos 250 mil mulheres morrem anualmente, registando também mais de 500 mil novos casos sejam diagnosticados em todo o mundo.
O cancro do útero é um tumor maligno dos tecidos do útero, e afecta principalmente o colo do útero e o endométrio (revestimento do útero), e em casos raros, o músculo uterino, designando-se por leiomyosarcoma.
Ilda Madeiro informou que o cancro do útero é transmitido através do contacto sexual, afectando especialmente as zonas genitais.
A principal causa do cancro do útero é a infecção pelo o Virus do Papiloma Humano(HPV), que evoluiu de forma “silenciosa”, pois é muito dífícil as pessoas detectarem qualquer sintoma do seu desenvolvimento.
Outros factores que também desencadeiam o cancro do útero é o tabagismo, higiene íntima inadequada, o ínicio precoce da vida sexual bem como o uso prolongado de contraceptivos orais.
A sua recomendação de medidas de prevenção da doença é o rastreio, as relações sexuais com preservativo e a vacinação que cobre os diferentes tipos de HPV, que é responsável por 75 por cento dos casos.
Não arrisque a sua vida e tenha sempre bastante cuidado.