O tumor de Wilms (nefroblastoma) é um cancro nos rins que pode aparecer no feto e ser assintomático durante anos após o nascimento. Normalmente, manifesta-se em menores de 5 anos, embora de vez em quando apareça em crianças mais velhas e raramente em adultos.
A causa do tumor de Wilms é desconhecida, embora em alguns casos possa ter a sua origem numa anomalia genética. As crianças com determinadas deficiências de nascimento, como ausência de íris ou crescimento excessivo de um lado do corpo, cuja causa pode ser uma anomalia genética, correm mais riscos de desenvolver um tumor de Wilms. Os sintomas incluem dilatação abdominal (por exemplo, a rápida necessidade de alterar o tamanho da fralda), dor abdominal, febre, falta de apetite, náuseas e vómitos. Há sangue na urina entre 15 e 20 por cento dos casos e pode haver elevação da tensão arterial. Este cancro pode estender-se a outras partes do corpo, sobretudo aos pulmões, provocando tosse e sufoco.
Normalmente, pode-se palpar um volume (massa) no abdómen da criança. O prognóstico depende da aparência microscópica do tumor, da sua extensão no momento do diagnóstico e da idade da criança.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt