A doença de von Willebrand (DvW) é o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum e afecta tanto homens como mulheres (a prevalência mundial é superior a 1 por cento). Caracteriza-se por uma diminuição ou disfunção do factor de von Willebrand (FVW) e os doentes não sangram mais intensamente, mas sangram durante mais tempo, nas formas graves, a hemorragia poderá não parar sem tratamento.
A doença tem vários tipos e subtipos, sendo a forma moderada ou tipo 1 a mais frequente. Nestas pessoas, o distúrbio é leve e os sintomas mais comuns são as nódoas negras fáceis, hemorragias nasais frequentes e, por vezes, graves e hemorragias da boca e das gengivas. As hemorragias gastrointestinais ou do tracto urinário, podem constituir também um problema.
As mulheres com a doença de von Willebrand podem ter períodos menstruais abundantes e prolongados, podendo, nalguns casos causar anemia. Assim, os sintomas mais comuns são hemorragias nasais frequentes, nódoas negras fáceis e nas mulheres menstruações abundantes. A maioria das pessoas com DvW tem uma vida completamente normal.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt