/Tosse

Tosse

Reflexo que permite proteger as estruturas broncopulmunares de bactérias, fungos, vírus, fumo, poeiras ou gases tóxicos que impedem a ventilação normal e dificultam a oxigenação do sangue.
Para além de permitir a libertação de muco e materiais estranhos das vias respiratórias, pode também ser um sintoma de patologias, como asma, alergias, infecções da garganta, bronquite crónica ou cancro do pulmão entre outras.
A tosse pode ainda ser provocada pelo tabagismo e alguns fármacos, existindo também causas de ordem psicológica – a chamada tosse psicogénica. Quando é acompanhada por expectoração está geralmente associada a doenças do aparelho respiratório e caso tenha uma cor esbranquiçada, transparente ou aquosa pode estar associada a um vírus, alergia ou a um agente irritante.
Caso a sua cor seja amarela, verde ou parda pode indicar uma infecção bacteriana. A mesma regra é aplicável caso a tosse dure há mais de três semanas; seja acompanhada por febre ou durante a noite houver uma sudação excessiva; a pessoa sentir falta de ar ou se a inspiração for acompanhada por um assobio; ou se a expectoração contiver sangue ou a pessoa sentir dores no peito.
Existem tipos de tosse diferentes que indicam uma condição patológica: A tosse seca e irritativa que tem uma origem, por exemplo, alérgica, neurótica ou inflamatória. Esta tosse é irritante e é acompanhada por uma constante comichão na garganta. Por outro lado, existe a tosse mucosa, também denominada de tosse produtiva, surge, normalmente, devido a uma infecção viral ou bacteriana. Essa tosse produtiva expele a expectoração que se formou nas vias respiratórias de modo a eliminar os mucos e os micróbios anormais do tracto respiratório, facilitando a respiração.
Por exemplo, no caso de uma constipação ou gripe comuns existem duas fases: primeiro uma tosse menos produtiva, seguida de uma produtiva. Quando os vírus invadem o pulmão, a mucosa respiratória é atacada e fica debilitada. A secreção do muco torna-se anormal e fixa-se no pulmão. Contudo, não pode ser expelida e tossir torna-se muito incomodativo e cansativo. Mais tarde, quando a secreção do muco aumenta reactivamente, a tosse seca torna-se produtiva e a expectoração tem que ser expulsa.

Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.

Fonte: @atlasdasaude.pt

2017-08-10T09:50:14+00:00Agosto 10, 2017|