Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais frequentes da infância em muitos países desenvolvidos. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo. O raquitismo resistente à vitamina D é uma perturbação em que os ossos doem, amolecem e se curvam facilmente porque o sangue contém valores de fosfato baixos e quantidades insuficientes da forma activa da vitamina D.
Esta perturbação, verdadeiramente rara, é quase sempre hereditária, transmitida por um gene dominante que contém o cromossoma X. A malformação genética causa uma alteração do rim, que permite que o fosfato seja excretado pela urina, motivando baixas concentrações de fosfato no sangue. Como o crescimento dos ossos precisa de fosfato, esta deficiência faz com que os ossos sejam defeituosos.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt